Vigilância em Saúde notifica óbito por doença meningocócica

22/03/2005

Denize Assis

A Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas notificou, nesta segunda-feira, dia 21 de março, um óbito por doença meningocócica na Região Leste da cidade. Trata-se de um bebê de dois meses morto na madrugada de domingo logo após chegar a um hospital da rede pública. Este é o quinto caso da doença e o segundo óbito registrado em 2005 no município. Não há relação entre as ocorrências. No ano passado, foram registrados dezesseis casos e 7 mortes por doença meningocócica na cidade, sendo que de janeiro a março houve 1 caso.

"A equipe da Vigilância em Saúde Leste, em conjunto com o Centro de Saúde de Sousas, já desencadeou as medidas para prevenir a ocorrência de novos casos oriundos deste registro, medida chamada tecnicamente de quimioprofilaxia (bloqueio)", informa a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, da Visa. O bloqueio, feito com o antibiótico rifampicina, é indicado nas pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com o doente, chamadas comunicantes.

A doença meningocócica é uma infecção aguda causada por bactéria e que pode atingir todas as pessoas independente da faixa etária. No entanto, é mais comum nas crianças. Existe tratamento para a doença meningocócica e a maioria dos casos evolui para cura. Às vezes, pode deixar seqüelas. Ocorre durante o ano todo. Mas, nos meses mais frios e secos, como acontece com todas as doenças de transmissão respiratória, observa-se aumento nas ocorrências.

A doença meningocócica pode ser manisfestar como uma meningite – infecção das meninges - e, na sua forma mais grave, a bactéria se espalha no organismo como uma septicemia – meningoccemia. Também podem aparecer casos em que há presença de meningite e meningococcemia associadas.

Maria Filomena afirma que é necessário atenção para o sinal característico da doença meningocócica que é febre acompanhada de dor de cabeça, vômito, dor na região do pescoço e, nas crianças muito pequenas, irritabilidade, choro, gemido, e letargia entre outros. "Mediante estes sinais, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente ao serviço de saúde", diz. "No caso da meningococcemia, que pode ocorrer com ou sem sinais meníngeos – que são os descritos acima -, observa-se a presença de lesões ou manchas arroxeadas e avermelhadas na pele".

A sanitarista informa que a intervenção nas primeiras horas do início dos sintomas da meningite é fundamental para a boa evolução do caso. "Por isso, o diagnóstico e tratamento precoce, a notificação rápida e o esforço no sentido de identificar o tipo da meningite – o agente etiológico – são extremamente importantes", diz.

Volta ao índice de notícias