Prefeitura apresenta nova caderneta de saúde da criança para maternidades

23/03/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas reúne-se nesta quinta-feira, dia 24 de março, com representantes de hospitais da cidade que têm maternidade para apresentar a nova Caderneta de Saúde da Criança, lançada pelo Ministério da Saúde em fevereiro. O evento acontece às 9h, na Sala de Mármore do Gabinete do Prefeito, no 4o andar da Prefeitura. A expectativa da Administração é de que pelo menos 11 instituições estejam representadas.

A nova caderneta, mais completa que o cartão da criança que vinha sendo confeccionado e distribuído pelos estados, faz parte de uma estratégia para a vigilância em saúde de todas as crianças nascidas em Campinas, independentemente de usarem regularmente ou não a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

No novo documento, serão registradas importantes informações sobre as condições de saúde durante a gravidez, parto, puerpério (pós-parto) e sobre o recém-nascido. A caderneta ainda traz orientações sobre uma alimentação saudável, dicas de saúde e prevenção de acidentes, bem como espaço para anotações de doenças, tratamentos efetuados e das vacinas realizadas segundo o calendário básico de vacinação.

A Secretaria de Saúde quer fazer da apresentação uma oportunidade para estabelecer um compromisso com os hospitais-maternidade para o preenchimento da caderneta. "O novo documento é fundamental para que os profissionais e as unidades de saúde acompanhem melhor o desenvolvimento das crianças garantindo a saúde integral conforme diretriz do Sistema Único de Saúde e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, queremos garantir com as instituições o seu preenchimento e uso correto", diz o médico pediatra Pedro Humberto Scavariello, diretor municipal de saúde de Campinas.

Até a cor da nova caderneta mudou. Em vez dos tradicionais vermelho e azul, as meninas receberão uma caderneta laranja e os meninos, a verde. Segundo a pediatra e homeopata Priscila Chackour, coordenadora da saúde da criança e do adolescente em Campinas, aos poucos, o novo documento vai substituir totalmente o cartão da criança, que acompanha o desenvolvimento e a vacinação de meninos e meninas até 7 anos de idade – o novo documento vale até 10 anos. "Mesmo assim, é importante destacar que crianças que possuem o cartão da criança devem continuar com ele", afirma. Segundo a pediatra, a caderneta deve ser levada sempre ao serviços de saúde para que em cada consulta ou vacina o profissional de saúde faça as devidas anotações.

Campinas recebeu 18 mil exemplares da nova caderneta que, a partir de agora, começa a ser entregue para os recém-nascidos no próprio hospital-maternidade. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2004, nasceram 19.306 bebês em Campinas, sendo que deste total 13.697 são filhos de moradores do município.