Hospitais de Campinas assumem compromisso de implantar Caderneta de Saúde da Criança

24/03/2005

Denize Assis

A Maternidade de Campinas e os hospitais Santa Edwiges, Centro Médico, Irmãos Penteado e Casa de Saúde assinaram na manhã desta quinta-feira, dia 24 de março, termo de compromisso com a Secretaria Municipal de Saúde para implantar a nova Caderneta de Saúde da Criança. Na prática, isto significa que, a partir de 30 de março, estas instituições vão distribuir e utilizar a caderneta para todas as crianças nascidas nas suas maternidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou não. O novo documento visa acompanhar mais de perto o crescimento e o desenvolvimento de meninos e meninas durante toda a infância, até os 10 anos.

O novo exemplar é mais completo que o cartão da criança que vinha sendo confeccionado e distribuído pelos estados. Quanto ao conteúdo, a caderneta da criança traz, além da identificação do recém-nascido e do acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e vacinação – já presentes no cartão da criança – uma série de outras informações.

Elas tratam da gravidez, do parto e puerpério (pós-parto), observações sobre a saúde bucal, ocular e auditiva, doenças da criança e tratamentos efetuados. Inclui ainda dicas de saúde, passos para uma alimentação saudável, controle de peso e vacinação até os 10 anos, direitos da criança e o gráfico de peso por idade.

Os representantes dos hospitais-maternidades que estiveram presentes à reunião onde foi assinado o termo de compromisso avaliaram a iniciativa da nova caderneta como um avanço na saúde da criança. "As informações são mais completas. A nova caderneta vai envolver toda uma rede de serviços e ainda fornece subsídios para as famílias. Acredito que vai estimular inclusive um pré-natal melhor", disse o médico pediatra Odair Stopiglia, da Maternidade de Campinas.

A enfermeira Josmari Cren, responsável pelo berçário e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Médico, afirmou que o novo documento acrescenta muito nas questões da saúde da criança e contempla as propostas de trabalho do Centro Médico que busca sempre melhorar a qualidade da assistência. "Sem dúvida, é muito importante", disse.

A pediatra Maria Rita Albejante, coordenadora do pronto-socorro infantil da Casa de Saúde, afirmou que a caderneta representa um sinal de amadurecimento na área da pediatria. "Usávamos uma caderneta que não era completa. Esta nova proposta atende aos anseios dos hospitais e vai além já que, além das questões da saúde, traz orientações sociais, informa e reafirma direitos e ainda contribui com as famílias para a educação da criança", disse.

A Secretaria de Saúde de Campinas informa que a caderneta deve ser levada sempre ao serviços de saúde para que em cada consulta ou vacina o profissional de saúde faça as devidas anotações. Nestas ocasiões, os pais também devem tirar suas dúvidas no sentido de aproveitar todos os recursos da nova caderneta e aprender a proteger as crianças, cuidar de sua alimentação e garantir os seus direitos a um desenvolvimento saudável. As crianças que possuem o antigo cartão devem continuar com o documento porque ele não será substituído pela nova caderneta de saúde.

Volta ao índice de notícias