Secretaria de Saúde reúne equipes para planejar ações para o setor

30/03/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 30 de março, no auditório da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC), a segunda etapa do planejamento das ações para a política pública de saúde no ano de 2005. O evento mobilizou mais de 200 servidores da pasta entre diretores, coordenadores dos distritos e dos centros de saúde e técnicos que atuam no apoio das diversas áreas. Coordenado pelo secretário municipal de Saúde, Gilberto Selber, o encontro ainda contou com a presença do prefeito Hélio de Oliveira Santos.

O objetivo, segundo Selber, foi que os distritos e as unidades de saúde apresentassem e pactuassem a metodologia para implementar as ações, de acordo com as diretrizes já apontadas na primeira etapa do planejamento. "Esta fase do planejamento é importante porque é o momento em que cada unidade, de acordo com a sua realidade, vai mostrar de que forma vai desenvolver o que foi apontado como prioridade", diz.

O Secretário de Saúde afirma que a Prefeitura tem como meta promover uma grande transformação no atendimento à saúde pública em Campinas. A idéia, segundo Selber, é mudar os paradigmas e fazer com que Campinas se consolide como referência na área de saúde pública, assim como é reconhecida por ser um pólo tecnológico e por formar profissionais competentes nas mais diversas áreas, inclusive na saúde.

"Para isto, o setor tem que ser mais planejado, mais organizado e mais resolutivo, sempre com foco no usuário da saúde pública, podendo assim garantir que a Prefeitura possa dispor, como o cidadão deseja, de médico na hora certa e de remédio no momento em que ele precisa. Este é o objetivo das nossas discussões neste momento", afirma.

O secretário afirma que, nos primeiros três meses do ano, paralelamente aos trabalhos do planejamento, a Secretaria de Saúde fez um levantamento da situação atual do setor e adotou providências para sanar, o mais rápido possível, problemas como a falta de medicamentos e de médicos e a fila de espera para as consultas de especialidades.

Com relação aos medicamentos, a nova gestão contratou um especialista no processo de logística para reformular todo processo de distribuição e garantir que não haja falta dos remédios. A Secretaria ainda desencadeou auditoria e sindicância no almoxarifado da Saúde para identificar a real situação da unidade e investigar possíveis falhas no processo de armazenamento e distribuição dos itens.

Também foi feito um levantamento da força de trabalho, número de profissionais atuantes e em licença. Com as informações já prontas, agora a Secretaria iniciou processo para reformular a escala dos profissionais, analisar cada caso de afastamento e envolver coordenadores de unidades neste processo. "Tudo isto com o objetivo de garantir, ao usuário, maior acesso e com qualidade", afirma Selber.

Ainda no sentido de ampliar o acesso, a Secretaria elaborou o projeto de conclusão do Hospital Ouro Verde e está finalizando a conclusão dos estudos para a construção do pronto-socorro (PS) do Campo Grande. "Estes dois equipamentos vão proporcionar uma nova estrutura no atendimento às urgências e, com certeza, daremos um salto muito grande na qualidade da assistência à saúde na cidade", diz.

Volta ao índice de notícias