Nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Centro de Referência realiza testes de HIV e sífilis de meia em meia hora

02/03/2006

Objetivo é ampliar a realização do exame e atentar para o crescimento da epidemia entre as mulheres;
o teste é gratuito, anônimo e sigilioso

A partir das 9h da próxima quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, serão realizadas palestras e coletas para testes de HIV e sífilis, de meia em meia hora, no Centro de Orientação e Apoio Sorológico / Centro de Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA) do Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids de Campinas, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro de Campinas.

A data, o Dia Internacional da Mulher, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O crescimento da epidemia entre as mulheres está relacionado, dentre outras causas, às relações de poder entre homens e mulheres, que interferem, por exemplo, na negociação do uso da camisinha, para evitar a transmissão do HIV e outras DST.

Dados epidemiológicos revelam que a proporção de casos de aids entre homens e mulheres mudou, se comparada à década de 80, quando a epidemia atingia principalmente homens. Atualmente há dois casos de homens com aids para cada caso de mulher com aids. Nos anos 80 eram mais de 30 homens para cada caso de aids entre mulheres.

Por isso, neste dia 8 de Março, o Centro de Referência em DST/Aids realiza o "Fique Sabendo – Especial", voltado à realização do teste entre as mulheres . O "Fique Sabendo" é um movimento nacional que objetiva o aconselhamento e diagnóstico precoce de DST e HIV/aids na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus parceiros –Organizações Não-Governamentais (ONG), universidades etc.

Durante todo o ano, no entanto, mulheres e homens poderão realizar de graça o exame de HIV e sífilis, seja no Centro de Referência DST/Aids, ou em demais unidades da rede pública de saúde. A população deve informa-se sobre o teste de HIV e sífilis na unidade pública de saúde mais próxima. O teste é sigiloso e pode ser feito de forma anônima. O resultado, no Centro de Referência, fica pronto em aproximadamente uma semana.

No caso de o exame ser positivo para o HIV/aids ou sífilis, a pessoa pode iniciar imediatamente o tratamento que é oferecido no próprio Centro de Referência. Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor poderá ser o tratamento. Antes de fazer o teste a pessoa passa por um aconselhamento onde poderá esclarecer dúvidas sobre HIV/aids e doenças sexualmente transmissíveis, bem como sobre a testagem.

Fique Sabendo Especial - 8 de Março - Dia Internacional da Mulher
Para mais informações à população: (19) 3236 – 3711 ou coas_cta@ig.com.br

Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes - Assessor de Imprensa: (19) 3234 – 5000 / (19) 3236 – 3711

Volta ao índice de notícias