Vacinação contra o Rotavírus começa nesta segunda-feira

03/03/2006

A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de março, a Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Saúde, inicia a vacinação contra o Rotavírus em crianças entre dois e quatro meses de idade. Cerca de 2,4 mil doses estarão disponíveis nos 47 centros de saúde de Campinas. A vacina contra o Rotavírus entra na rotina de vacinação de crianças nesta faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Rotavírus é responsável por aproximadamente 30% das diarréias graves em crianças com até cinco anos de idade. Em Campinas, a meta é reduzir em até 42% as internações hospitalares por diarréias com rotavírus.

A vacina é oral. A recomendação é que sejam feitas duas doses, simultaneamente com as vacinas DTP/Hib e Sabin. O intervalo mínimo entre as duas doses é de quatro semanas. Recomenda-se ainda que a vacina não deve, de forma alguma, ser aplicada fora desses prazos, além de não existir indicação para outras faixas etárias.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Brigina Kemp, a vacina é eficaz, segura e está devidamente licenciada, sendo que na pesquisa de campo foi testada em crianças da faixa etária indicada. "Somente as crianças que nascerem em 2006 receberão a vacina na idade indicada, sendo que cada uma vai receber duas doses; uma aos dois e a outra aos quatro meses de idade", explica.

Brigina salienta que a vacinação não é uma campanha. "A partir de agora, a vacina contra o rotavírus estarão disponíveis à população na rotina dos centros de saúde, respeitando rigorosamente a faixa etária recomendada, entre dois e quatro meses de idade", diz.

Treinamento

A Secretaria Municipal de Saúde treinou cerca de 500 profissionais da área para a vacinação contra o Rotavírus. A capacitação, que envolveu pediatras, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, teve como objetivo abordar os aspectos gerais da doença e da vacina, sua composição, eficácia e aspectos operacionais. A diretora da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, foi uma das orientadoras do treinamento.

Rotavírus

O Rotavírus é um vírus da família Reoviridae, que causa diarréia grave e freqüentemente acompanhada de febre e vômito. Atualmente, é considerado o mais importante causador de gastroenterites e óbitos em crianças menores de cinco anos, no mundo todo.

A maioria das crianças são infectadas nos primeiros anos de vida e os casos mais graves ocorrem principalmente até dois anos de idade. Em adultos é mais rara, com relatos de surtos em espaços fechados como escolas, ambientes de trabalho ou em hospitais.

A transmissão do vírus é fecal-oral, por água ou alimentos, por contato pessoa-a-pessoa, objetos e superfícies contaminados e, provavelmente, por secreções respiratórias. Nos países de clima temperado, as infecções ocorrem de outubro até a primavera. Porém, nas regiões tropicais, podem ocorrer o ano todo.

Jorge Massarolo