Prefeitura realiza mutirão de cardiologia neste sábado

03/03/2006

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início neste sábado, dia 4 de março, ao "Mutirão para agilizar e qualificar a assistência em cardiologia". Trata-se de um projeto pelo qual aproximadamente 1,5 mil pacientes da rede básica de saúde passarão pela avaliação de cardiologistas e serão encaminhados para exames e tratamento.

De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Especialidades, Valéria Vendramini, os 1,5 mil pacientes foram encaminhados pelos Centros de Saúde de todo o município e serão atendidos com hora marcada na Policlínica III, que fica ao lado do pronto-socorro infantil do Hospital Mário Gatti. Os atendimentos serão realizados entre 8h e 18h nos dias 4, 11, 18 e 25 de março e no dia 1º de abril.

Para agilizar o atendimento, os pacientes foram orientados a comparecer à consulta com exame de sangue, eletrocardiograma e raio-x do tórax em mãos. Após a avaliação, aqueles que não necessitarem de acompanhamento específico com um cardiologista serão encaminhados ao Centro de Saúde com um relatório detalhado para seguimento do caso.

Por outro lado, aqueles que necessitarem de exames complementares, terão o agendamento feito pela própria Policlínica em um dos serviços conveniados ao SUS Campinas.

"Para os casos mais graves, os exames de ecocardiograma serão realizados na mesma hora, no hospital Mário Gatti", afirmou Valéria.

Demanda

Por conta do projeto, a Secretaria de Saúde está contratando cardiologistas com a intenção de disponibilizar pelo menos 10 desses profissionais para cada sábado do plantão.

Segundo Valéria, a Secretaria está também contratando em caráter de urgência quatro cardiologistas que deverão atender nos ambulatórios de referência após o mutirão. "Com essas medidas vamos reduzir de forma significativa o tempo de espera por uma consulta", diz Valéria.

Segundo a coordenadora, há, atualmente, cerca de 2,8 mil pacientes na fila de espera por atendimento na área cardiológica. Com as 1,5 mil consultas agendadas para os próximos cinco sábados, a demanda cai para 1,3 mil pacientes.

"A demanda estava muito represada e, agora, com a intensificação da oferta, vamos reduzir para um terço o tempo de espera. É uma mudança significativa", disse a coordenadora. "Nosso objetivo final é que o tempo de espera seja de, no máximo, um mês", completa Valéria.

Cláudia Xavier