Médicos participam de curso de Acupuntura

03/03/2006

A Prefeitura Municipal de Campinas, por intermédio da Secretaria de Saúde, dá início no próximo dia 6 de março ao curso de Acupuntura de Yamamoto ou YNSA (Yamamoto New Scalp Acupuncture), que formará a cada cinco semanas 10 novos médicos, até o total de 300 profissionais, em três anos.

Segundo o coordenador da área da Saúde Integrativa, William Hyppólito Ferreira, o objetivo é distribuir por toda a rede municipal profissionais habilitados a aplicar essa técnica da medicina tradicional chinesa, com enfoque para o tratamento de patologias. "Os grupos serão pequenos porque queremos conferir qualidade ao curso e oferecer uma boa formação prática e teórica aos médicos participantes", diz Ferreira.

Entre as patologias possíveis de tratamento pela YNSA estão angina pectoris (reversível), asma, bronquite asmática, dispnéia, alergias respiratórias, problemas de nariz e laringe, patologias de joelhos, artrite, distúrbio circulatório, esclerose múltipla, gota, hipertrofia prostática, impotência sexual, reumatismo e outras.

As aulas de YNSA serão ministradas a partir de 6 de março no ambulatório de Acupuntura de Yamamoto do Complexo Ouro Verde, às segundas-feiras à tarde, e às sextas-feiras, no período da manhã. As vagas para as primeiras turmas já estão esgotadas e a Secretaria está efetuando agora as inscrições para o pessoal cujas aulas terão início em julho. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 2116-0173 e 2116-0185.

Sem efeitos colaterais

Segundo Ferreira, além de não apresentar os efeitos colaterais das drogas convencionais, a acupuntura tem custos baixos de execução. De acordo com o coordenador, 10 sessões de acupuntura custam aos cofres públicos cerca de R$ 1,50.

Por outro lado, os gastos da Secretaria de Saúde com antiinflamatórios, no ano passado, chegou a cerca de 1,48% do orçamento da pasta. Foram consumidos desses medicamentos, na forma injetável, uma média de 5 mil unidades ao mês, além de 700 mil comprimidos.

"A médio e longo prazo poderemos reduzir o consumo de medicamentos pelos usuários expandindo a oferta não só de acupuntura, como também de fitoterapia e de atividades alternativas como ginástica postural, Liang Gong e outras já oferecidas em algumas unidades da rede", diz Ferreira.

Tratamento contra a dor

Segundo Ferreira, a Acupuntura de Yamamoto se destaca pela ampla variedade de indicações, tendo a seu favor a rapidez da ação analgésica. Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 60 profissionais habilitados para aplicar a técnica especificamente contra a dor (aguda ou crônica) nos ambulatórios de YNSA do Complexo Ouro Verde (Distrito Sudoeste), do Centro de Saúde Integração (Distrito Noroeste) e do Centro de Referência em Reabilitação (Distrito Leste).

Está em negociação entre a coordenação da Saúde Integrativa e o Distrito Norte de Saúde a instalação no local de um quarto ambulatório. Alguns Centros de Saúde como o do Jardim São Vicente e do Paranapanema também já contam com médicos acupunturistas.

Cláudia Xavier