Mutirão em cardiologia reduz tempo de espera

08/03/2006

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera de pacientes na fila por atendimento cardiológico,
a Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),
realiza no próximo Sábado, dia 11, o segundo dia do "Mutirão para agilizar e qualificar a assistência em cardiologia".

No último sábado, primeiro dia do mutirão, 244 pacientes foram avaliados. Deste total, 88 (36%) foram encaminhados para continuar o tratamento nas unidades básicas de saúde e 19 pessoas realizaram exames cardiológicos mais detalhados no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Outros 47 pacientes foram encaminhados para realizar exames em serviços de saúde conveniados ao SUS.

"As pessoas que apresentaram sintomas graves fizeram exames detalhados na hora enquanto que os demais farão o acompanhamento pelas unidades básicas de saúde", diz a coordenadora da Área Técnica de Especialidades da SMS e responsável pelo mutirão, Valéria Vendramini. Segundo ela, o primeiro dia atingiu os objetivos esperados e a expectativa é que se repita nos próximos dias do mutirão.

O projeto prevê que aproximadamente 1,5 mil pacientes da rede básica de saúde passarão pela avaliação de cardiologistas e serão encaminhados para exames e tratamento. Dos 288 pacientes convocados para serem avaliados no mutirão do último sábado, apenas 44 (15%) não compareceram. Para o próximo sábado, 252 pessoas que estão na fila de espera foram convidadas a para passar pela avaliação.

De acordo com Valéria, os pacientes foram encaminhados pelos Centros de Saúde de todo o município e serão atendidos com hora marcada na Policlínica III, que fica ao lado do pronto-socorro infantil do Hospital Mário Gatti. Os atendimentos serão realizados entre 8h e 18h nos dias 11, 18 e 25 de março e no dia 1º de abril.

Para agilizar o atendimento, os pacientes foram orientados a comparecer à consulta com 30 minutos de antecedência e portando exame de sangue, eletrocardiograma e raio-x do tórax. "Os médicos já estão com todos os horários programados, por isso, é de extrema importância que as pessoas cheguem no horário marcado e com os exames em mãos, para não provocar atrasos na fila", diz.

Após a avaliação, aqueles que não necessitarem de acompanhamento específico com um cardiologista serão encaminhados ao Centro de Saúde com um relatório detalhado para seguimento do caso.

Por outro lado, aqueles que necessitarem de exames complementares, terão o agendamento feito pela própria Policlínica em um dos serviços conveniados ao SUS Campinas. "Para os casos mais graves, os exames de ecocardiograma serão realizados na mesma hora, no hospital Mário Gatti", afirmou Valéria.

Demanda

Por conta do projeto, a Secretaria de Saúde está contratando cardiologistas com a intenção de disponibilizar pelo menos 10 desses profissionais para cada sábado do plantão.

Segundo Valéria, a Secretaria está também contratando em caráter de urgência quatro cardiologistas que deverão atender nos ambulatórios de referência após o mutirão. "Com essas medidas vamos reduzir de forma significativa o tempo de espera por uma consulta", diz.

Segundo a coordenadora, há, atualmente, cerca de 2,8 mil pacientes na fila de espera por atendimento na área cardiológica. Com as 1,5 mil consultas agendadas para os próximos cinco sábados, a demanda cai para 1,3 mil pacientes.

"A demanda estava muito represada e, agora, com a intensificação da oferta, vamos reduzir para um terço o tempo de espera. É uma mudança significativa", diz a coordenadora. "Nosso objetivo final é que o tempo de espera seja de, no máximo, um mês", completa.