Prefeito anuncia plano de metas para a saúde

15/03/2006

Em reunião com o Conselho Municipal de Saúde de Campinas no início da noite desta terça-feira, o prefeito Hélio de Oliveira Santos apresentou o Plano de Metas para saúde em 2006, onde consta a construção do Hospital Ouro Verde, do Pronto-Socorro Região Campo Grande e a reforma de 12 centros de saúde.

Dr. Hélio também assinou a ordem de serviço para início imediato das obras de reforma e transferência do Pronto-Socorro Infantil (PSI) do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti para o interior do complexo hospitalar. Hoje o PSI funciona distante cerca de 400 metros da sede do hospital.

As obras estão orçadas em cerca de R$ 1,1 milhão e deverão ser concluídas em 12 meses. A empresa vencedora da licitação é a Construtora Ediza Incorp. e Com. Ltda. O prédio onde fica o PSI será reformado e transformado no Centro Integral de Saúde da Mulher.

"A saúde é a prioridade das prioridades em 2006", disse o prefeito. Dr. Hélio também pediu aos conselheiros que participem da construção dos objetivos propostos no plano de metas anunciado de forma propositiva e sem interesses políticos.

A programação de obras na área de saúde para 2006 foi apresentado pelo Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Saraiva. Entre as obras em andamento estão a reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses e a reforma e ampliação do CS Jardim Eulina.

O Hospital Ouro Verde encontra-se na fase de habilitação técnica das empresas participantes da licitação e deverá começar as obras em abril. O prazo de execução é de 20 meses. O hospital terá cerca de 280 leitos e uma área de 17 mil metros quadrados.

Já a obra do Pronto-Socorro Região Campo Grande deverá começar em junho e terá 12 meses para sua conclusão. A área total é de 2,4 mil metros. Para os próximos meses estão previstas a abertura de licitações para a construção da Farmácia Popular de Campinas e do Centro Integral de Saúde da Mulher. Também deve começar a construção do CS Vila União, Jardim Itatinga, Entorno de Viracopos e do CAPS Integração.

A reforma dos centros de saúde será feita em duas etapas. A primeira etapa, com término previsto para o final de junho, inclui os centros de saúde Jardim Conceição, DIC I, Jardim Eulina, Jardim Paranapanema, Jardim São Cristóvão e Parque Valença.

Já a Segunda etapa, prevista para ser concluída em dezembro de 2006, prevê a reforma dos centros de saúde Jardim Aurélia, Jardim Florence, Orozimbo Maia, Padre Anchieta, União de Bairros e Jardim Rosália.

Também estão previstas ações de atenção básica como a conclusão da descentralização do SAMU, a realização de mutirões para reduzir a demanda reprimida na área de cardiologia, ortopedia e oftamologia e mutirões de cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, ortopedia e ginecologia, a entrega de 150 mil cartões SUS e a informatização de toda a rede municipal de saúde.