Mutirão em cardiologia continua neste sábado

17/03/2006

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),
realiza neste sábado, dia 18, na Policlínica III, o terceiro dia do "Mutirão para agilizar e qualificar a assistência em cardiologia".
O objetivo é reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam por atendimento cardiológico.

O projeto prevê que aproximadamente 1,5 mil pacientes da rede básica de saúde passem pela avaliação de cardiologistas e sejam encaminhados para exames e tratamento. De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Especialidades da SMS e responsável pelo mutirão, Valéria Vendramini, os pacientes são encaminhados pelos Centros de Saúde de todo o município e são atendidos com hora marcada na Policlínica III, que fica ao lado do pronto-socorro infantil do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Os atendimentos são realizados entre 8h e 18h e acontecem nos dias 18 e 25 de março e 1º de abril. Já foram realizados dois mutirões, nos dias 4 e 11 deste mês.

"As pessoas que apresentam sintomas graves fazem exames detalhados na hora enquanto que os demais farão o acompanhamento pelas unidades básicas de saúde", explica Valéria. Para agilizar o atendimento, os pacientes são orientados a comparecerem à consulta com 30 minutos de antecedência e portando exame de sangue, eletrocardiograma e raio-x do tórax. A presença na consulta é importante, pois os médicos já estão com todos os horários programados.

Após a avaliação, aqueles que não necessitarem de acompanhamento específico com um cardiologista serão encaminhados ao Centro de Saúde com um relatório detalhado para seguimento do caso.

Por outro lado, aqueles que necessitarem de exames complementares terão o agendamento feito pela própria Policlínica em um dos serviços conveniados ao SUS Campinas. "Para os casos mais graves, os exames de ecocardiograma serão realizados na mesma hora, no hospital Mário Gatti", afirmou Valéria.

Demanda

Por conta do projeto, a Secretaria de Saúde contratou cardiologistas com a intenção de disponibilizar pelo menos 10 desses profissionais para cada sábado do plantão. Segundo Valéria, a Secretaria está também contratando, em caráter de urgência, quatro cardiologistas que deverão atender nos ambulatórios de referência após o mutirão. "Com essas medidas vamos reduzir de forma significativa o tempo de espera por uma consulta", diz.

Segundo a coordenadora, há atualmente cerca de 2,8 mil pacientes na fila de espera por atendimento na área cardiológica. Com as 1,5 mil consultas agendadas, a demanda cairá para 1,3 mil pacientes.