Mutirão de cardiologia avaliou mais de 600 pacientes

23/03/2006

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, 25, na Policlínica III, o quarto dia do "Mutirão para agilizar e qualificar a assistência em cardiologia". De acordo com a coordenação, foram oferecidas 360 consultas para este dia. O objetivo é reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam por atendimento cardiológico.

O projeto prevê que aproximadamente 1,5 mil pacientes da rede básica de saúde passem pela avaliação de cardiologistas nos cinco sábados marcados para o mutirão. Até o momento foram realizados três dias de mutirão, num total de 881 pacientes agendados. Deste total, 19% não compareceram às consultas marcadas.

Dos 664 que compareceram, 66% apresentaram necessidade de acompanhamento com cardiologistas. Outros 34%, que não necessitaram de acompanhamento específico, foram encaminhados ao Centros de Saúde para seguimento do caso pela equipe de referência.

Aqueles que necessitarem de exames complementares terão o agendamento feito pela própria Policlínica em um dos serviços conveniados ao SUS Campinas.

Durante o mutirão, em casos graves, os exames de ecocardiograma são realizados na mesma hora no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. "Isso é muito importante porque permite ao médico diagnosticar rapidamente o problema e dar o devido tratamento", explica a coordenadora da Área Técnica de Especialidades da SMS e responsável pelo mutirão, Valéria Vendramini.

Os pacientes do mutirão são encaminhados pelos Centros de Saúde de todo o município e atendidos com hora marcada na Policlínica III, que fica ao lado do pronto-socorro infantil do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Os atendimentos são realizados entre 8h e 18h e acontecem nos dias 25 de março e 1º de abril. Os três primeiros mutirões foram realizados nos dias 4, 11 e 18.

Para agilizar o atendimento, os pacientes são orientados a comparecerem à consulta com 30 minutos de antecedência e portando exame de sangue, eletrocardiograma e raio-x do tórax. A presença na consulta é importante, pois os médicos já estão com todos os horários programados.

Demanda

Por conta do projeto, a Secretaria de Saúde contratou cardiologistas com a intenção de disponibilizar pelo menos 10 desses profissionais para cada sábado do plantão. Segundo Valéria, a Secretaria também está contratando, em caráter de urgência, três cardiologistas para atender nos ambulatórios do Ouro Verde e Policlínica III.

Há atualmente cerca de 2,8 mil pacientes na fila por atendimento na área cardiológica. Com as 1,5 mil consultas oferecidas nos dias de mutirão e a contratação dos cardiologistas, a meta é reduzir o tempo de espera para agendamento de consulta para 30 dias.

Jorge Massarolo
Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde