Saúde faz arrastão contra dengue no Jardim Maria Rosa

27/03/2006

A Prefeitura Municipal de Campinas, por intermédio da Vigilância em Saúde Ambiental do Distrito de Saúde Sudoeste, realiza nesta terça-feira, dia 28, um arrastão contra a dengue no Jardim Maria Rosa, onde oito pessoas são consideradas suspeitas de estarem contaminadas pelo vírus. A região Sudoeste tem 6 casos confirmados de dengue e 24 suspeitos.

A ação da vigilância ambiental abrangerá 10 quarteirões e o controle e a eliminação de criadouros do mosquito. São considerados criadouros os recipientes que acumulem água, como pneus, pratos de vasos, garrafas e outras vasilhas. O médico veterinário Cláudio Castagna, da Vigilância em Saúde Ambiental do Distrito de Saúde Sudoeste, solicita aos moradores que entreguem este material às equipes que farão o arrastão. "Muitos moradores guardam garrafas PET e latinhas para vender, mas acabam acumulando água e tornando-se criadouros do mosquito", diz.

Segundo ele, as equipes portarão identificação e serão compostas por cinco agentes de saúde, seis membros da equipe de vigilância ambiental, cinco membros da Ecocamp, um caminhão e duas picapes. O arrastão começa às 8h00. Todo lixo acumulado será levado para o aterro sanitário Delta. Os criadouros que não puderem ser removidos serão bloqueados no local.

O mesmo arrastão será repetido na próxima quinta-feira, no Jardim Telesp, que é contíguo ao Jardim Maria Rosa. Os dois locais ficam próximos ao Jardim Itatinga, onde vivem seis pessoas contaminadas pelo mosquito Aedes aegypti. No Jardim Telesp já são cinco os casos suspeitos.

Jorge Massarolo
Assessor de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde