Casos de sarampo na Venezuela geram alerta

27/03/2006

A Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual de Saúde, enviou um alerta esta semana para todas as regionais de saúde do Estado prevenindo-as contra a possível importação do vírus do sarampo.

O alerta tem como base o registro de pelo menos três casos ocorridos recentemente na Venezuela, possivelmente relacionados à importação do vírus da Espanha. O caso teria ocorrido em um funcionário de empresa aérea, que retornou de férias da Europa com a doença e foi internado em clínica particular. As medidas de controle foram desencadeadas pelo Ministério da Saúde da Venezuela.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa e de distribuição mundial. Os principais sintomas são: febre alta, exantema generalizado, mal estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com expectoração. A doença pode evoluir para complicações como a broncopneumonia e outras que muitas vezes podem ser fatais, principalmente em crianças desnutridas.

Não há registro de casos autóctones de sarampo no Brasil desde o ano 2000. Em Campinas, o último caso registrado foi em 1999. No entanto, nos últimos cinco anos houve dez notificações da doença, quatro delas em pessoas residentes no estado de São Paulo e seis em pessoas que estiveram em trânsito no estado.

Todos os casos foram relacionados à importação do vírus. Os doentes não eram vacinados e contraíram o sarampo em outros países, onde o sarampo continua como uma doença endêmica ou epidêmica, ou foram infectados por pessoas que haviam viajado ao exterior.

"Como temos um grande fluxo de pessoas de outros países que visitam Campinas a trabalho ou a passeio e ao mesmo tempo também temos um grande número de pessoas que viaja ao exterior, é importante que todos os profissionais de saúde, principalmente da rede privada, estejam atentos e comuniquem imediatamente a Secretaria de Saúde para evitar novos casos", diz Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas.

Tríplice

A vacina tríplice viral (SCR- contra sarampo, caxumba e rubéola) é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo. No calendário estadual de vacinação de rotina a primeira dose deve ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose de cinco a seis anos de idade.

A vacina SCR também é recomendada às pessoas que viajam ao exterior, profissionais que atuam no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com viajantes internacionais, além dos profissionais da saúde, que atenderão os possíveis casos.

Jorge Massarolo
Assessor de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde