Pesquisadores da Universidade de Colúmbia, dos EUA e do Instituto Nexo, da Argentina, realizam palestras no Centro de Referência DST/Aids de Campinas

28/03/2006

Evento realizado por meio da ong Population Council teve participação de trabalhadores, usuários e parceiros da unidade de saúde
que faz prevenção às DST e HIV e diagnóstico e tratamento de DST/aids

O Centro de Referência (CR) do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids de Campinas foi sede, na noite desta segunda-feira, dia 27 de maço de 2006, de um encontro para realização de três palestras oferecidas a trabalhadores, parceiros e usuários da unidade da Secretaria Municipal de Saúde. O evento foi realizado através da organização não-governamental (ong) Population Council, que desenvolve trabalhos de pesquisa no Brasil.

No encontro, foram apresentados dados parciais das pesquisas e os métodos utilizados para a realização dos estudos. Além dos trabalhadores, usuários e parceiros, o encontro contou com a participação de integrantes da sociedade civil organizada, como a ong Identidade, ligada à cidadania de lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais (LGTB), e participante do Fórum de ONGs-Aids da Cidade de Campinas.

"Aceitabilidade e aderência ao uso do microbicidas retais", foi o tema da palestra do pesquisador Alex Carballo-Diéguez e "Bareback e a Internet: A nova fronteira na prevenção de HIV entre HSH", foi a palestra do pesquisador Ivan Balan. Os temas estão relacionados a seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos por meio do Centro de Estudos Clínicos e Comportamentais do Instituto de Psiquiatria de Nova York e da Universidade de Columbia.

Já o coordenador da ONG Nexo, Rubén Morone, fez a apresentação do "Projeto Buenos Aires", que visa acessar fatores sócio-culturais, cognitivos, emocionais e contextuais relacionados a comportamentos sexuais de risco para HIV na população de homens que fazem sexo com homens (HSHs). O evento foi realizado entre 19h e 21h.

Para o coordenador do núcleo de Assistência do Centro de Referência DST/Aids de Campinas, Vicente Pisani Neto, médico sanitarista, a importância da realização das palestras é de agregar mais conhecimento, tanto para os trabalhos na área de assistência, como prevenção. "É muito importante para a nossa atuação um processo de educação como este", disse o médico.

Para o coordenador do Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais de Campinas (GLTTB), Paulo Reis, a importância dos estudos realizados pelos palestrantes e cujas conclusões começam ser apresentadas está ligada à redução da vulnerabilidade ao HIV e às DST. "Acho que foi importante porque dá dados e subsídios para prevenção. São estudos mais próximos da realidade", disse.

"Creio que é importante que se fale sobre a diversidade sexual e desejo sexual, e não somente sobre orientação sexual, pois a comunidade heterossexual e bissexual também aponta problemas com relação à transmissão do HIV e doenças sexualmente transmissíveis", disse o Marone. Para ele, a discussão sobre temas "nem sempre discutidos" pode dar a falsa impressão de que a aids, o HIV e as DST não têm incidência sobre heterossexuais e bissexuais.

O pesquisador Balan destacou o fato de o bareback ser uma prática que ocorre em diversos países. "Com este estudo nós notamos entre os pesquisados pessoas que não têm a intenção de transmitir a alguém o vírus HIV ou alguma doença e de pessoas que praticam o bareback e não tem intenção de receber o vírus", disse.

Carballo-Diéguez, que foi o primeiro palestrante da noite, destacou a possibilidade de os estudos serem utilizados por serviços públicos como o Centro de Referência. "É nossa função informar sobre os trabalhos que estão sendo realizados em diversas regiões do mundo e que, eventualmente, poderão estar sendo empregados aqui", afirmou.

O Centro de Referência DST/Aids realiza testes de aids e tratamento às pessoas vivendo com HIV/Aids. Para saber mais sobre o teste, retirada e uso de camisinhas, a população pode informar-se pelo telefone (19) 3236 – 3711 e para saber mais sobre tratamento, o telefone é o (19) 3234 – 5000. O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira, sempre nos dias úteis, das 7h às 20h e está localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro.

O uso de camisinhas em todas as relações sexuais é a forma mais eficiente de prevenção ao HIV e às DST por via sexual. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor poderá ser o tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids. Todo o atendimento é de graça. O centro de Referência é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000 ramal 220, com Eli Fernandes.