Centro de Referência DST/Aids de Campinas recebe a visita de residentes e estudantes em especialização de Aracaju

29/03/2006

Estudantes destacam qualidade dos serviços de prevenção e assistência
realizados através do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

O Centro de Referência (CR) do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids de Campinas recebeu, nesta semana, a visita de estudantes residentes e especializandas do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), serviço público municipal de Aracaju, capital de Sergipe (Nordeste).

Por meio de parceria da instituição com o Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets) da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas, duas odontólogas, uma assistente social e uma enfermeira puderam conhecer o CR-DST/Aids de Campinas, onde estiveram durante dois dias, nesta terça e segunda-feira, dias 28 e 27 de março.

As estudantes, Thais Virgínia Nunes e Rosiane Azevedo da Silva, odontólogas; Lusivania Borges, assistente social; e Giannina Zirpoli, encerraram no Centro de Referência DST/Aids de Campinas um período de visitas a unidades da Secretaria Municipal de Saúde iniciada em 9 de fevereiro. Elas estiveram em diversas instituições como centros de saúde e unidades de referência.

No Centro de Referência DST/Aids elas conheceram o Ambulatório Municipal de DST/Aids (Amda), Centro de Orientação e Apoio Sorológico/Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA), Leito-Dia, Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT), Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) e o Programa de Redução de Danos (PRD).

"É um serviço bem estruturado, do qual eu gostei muito da organização e não ser parecido com um tradicional serviço de saúde, como a gente está acostumada a conhecer. Os profissionais demonstraram muita vontade e dedicação ao trabalho", afirmou Thais, que é cirurgiã-dentista.

A abordagem do tema (aids/HIV/DST) é muito complicada e é por isso que eu considero importante a forma como este recorte é feito na cidade de Campinas, através do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids", disse Rosiane, a outra odontóloga que participou da visita.

É importante que um serviço público, como este (o Centro de Referência DST/Aids de Campinas) tenha um trabalho de comunicação em saúde. É a cara do trabalhador e que cara é essa? Acho que é a cara do seu comprometimento com o trabalho que está desenvolvendo", avaliou Lusivania, que é assistente social.

"A leveza do ambiente e comprometimento dos trabalhadores com a vida dos usuários foi o que mais me chamou atenção. A gente anda por dentro do Centro de Referência e não sabe quem é o paciente e quem é o trabalhador. Não existe distanciamento entre as pessoas", explicou Giannina, que é enfermeira.

Segundo elas, durante o período de vivência na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas foram visitados, anteriormente ao Centro de Referência DST/Aids, os Centros de Atenção Psico-Social (Caps), o Centro de Referência (CR) da Saúde do Trabalhador, além de unidades básicas de saúde e outros.

Mais informações à Imprensa: (19) 3234 – 5000, ramal 220, com Eli Fernandes.