Itatinga leva Barraca da Dadá para prevenção à aids e às DST na semana do Dia Internacional da Mulher para conter feminilização da epidemia

05/03/2007

Ações têm apoio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis
e Aids da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas

Para marcar a semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira, 8 de Março, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Centro de Saúde do Jardim Itatinga, localizado à região Sudoeste de Campinas, realiza atividades em quatro bairros de sua área de atuação.

Nesta segunda-feira, 5 de março de 2007, as ações foram realizadas em frente à escola do bairro Jardim Maria Rosa, onde foram distribuídas camisinhas e material informativo sobre prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis. As ações têm apoio do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

O trabalho foi realizado das 10h às 15h, através da "Barraca da Dada", um módulo itinerante de prevenção criado para chamar atenção da população de usuários do Centro de Saúde e operado em parceria com a sociedade civil organizada, com participação de lideranças comunitárias da região do Jardim Itatinga que formam o Grupo Permanente de Prevenção e Ações Intersetoriais em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (GPPai).

Nesta terça-feira, dia 6 de março, trabalho semelhante será realizado junto Centro Comunitário do Jardim Telesp, vizinho do Maria Rosa, à margem da Rodovia Santos Dumont e na quarta-feira, véspera do Dia Internacional da Mulher, é a vez do Jardim São Paulo, também na região, receber a "Barraca da Dada" na rua Vitório Chináglia.

No Dia Internacional da Mulher, as atividades serão concentradas no próprio Jardim Itatinga, próximo ao Centro de Saúde, na rua Caiuá, junto à unidade da organização não-governamental (ONG) Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada (Ceprom), das 9h às 12h, com palestras sobre o universo feminino e sobre violência contra a mulher.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, de março de 2006, a epidemia de aids apresenta feminilização da ocorrência da síndrome, conforme tendência do País e notada em outros países. A proporção é de pelo menos um caso de aids em mulher para cada caso em homem.

Nos anos 80, início da epidemia, a aids era majoritariamente masculina. Em relação à distribuição por sexo, no início da epidemia havia uma predominância grande de casos no sexo masculino sobre os casos no sexo feminino. Em 1987, para cada 11 homens com Aids havia uma mulher (11/1). Campinas tem 4.763 casos de Aids notificados no município desde a década de 80.

O Centro de Saúde do Jardim Itatinga fica à rua Caiuá, número 218. Os telefones são: (19) 3225 – 7145 e 3225 – 9939. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h.

A aids não tem cura mas tem tratamento. Para saber mais sobre aids a população pode informar-se através dos Centros de Saúde de Campinas, ou pelo Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids , localizado à rua Regente Feijó, 637, Centro. O telefone do CR é (19) 3234 – 5000.

Além do tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids, o Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece gratuitamente camisinhas que podem ser retiradas pela população nos Centros de Saúde e também o teste, também de graça, de HIV e sífilis, através da campanha "Fique Sabendo", desenvolvida pelo Ministério da Saúde.

Para saber mais sobre o teste de HIV e sífilis a população pode informar-se nos Centros de Saúde, no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids ou pelo telefone (19) 3236 – 3711, de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 7h às 20h. O teste é sigiloso, ou seja: Só a pessoa que faz fica sabendo o resultado.

Estimativas com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que em Campinas cerca de 2.000 pessoas têm o vírus HIV e não sabem. Cerca de um terço deste total é formado por mulheres.

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes, ou (19) 3234 – 5000, 3236 – 3711.