Protocolo da Saúde da Mulher ganha novos conceitos

07/03/2007

As unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam uma série de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, cuja data é comemorada nesta quinta-feira, dia 8. As usuárias podem realizar exames gratuitos nas unidades básicas de saúde, bem como receber orientações sobre alimentação saudável, câncer de útero e de mama e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas relativos a saúde da mulher. O Departamento de Saúde Pública da SMS lança também uma versão atualizada do Protocolo da Saúde Mulher.

O documento - que desde 1996 não sofria alterações - foi atualizado com diretrizes para a atuação das equipes de saúde na atenção básica de saúde. As mudanças aparecem em todos os tópicos, entre eles destaca-se a realização de mamografias a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos, urocultura e avaliação do pré-natal, bem como a realização de um segundo exame de HIV durante a gravidez (um já é feito) e o uso de anticoncepcionais de emergência para casos onde o método tradicional falhou ou ocorreu uma relação desprotegida.

De acordo com o médico Fernando Brandão, coordenador do Programa de Saúde da Mulher da SMS, a importância deste protocolo é uniformizar e atualizar conceitos e condutas na rede pública de saúde. “A atualização é resultado de um esforço conjunto de técnicos, médicos, enfermeiros da SMS e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que durante meses elaboraram o novo texto”, diz.

O protocolo é dividido nos seguintes tópicos: pré-natal, pós-parto, planejamento familiar; prevenção e controle do câncer do colo de útero e de mama, climatério e menopausa, mulheres em situação de violência sexual e doenças sexualmente transmissíveis.

O documento pode ser acessado no site da Secretaria Municipal de Saúde, https://saude.campinas.sp.gov.br/, no menu a esquerda clicar no link “Atenção à Saúde” e depois em protocolos.

DIC 1

No Centro de Saúde (CS) DIC 1 (região Sudoeste) a homenagem à mulher começou na segunda-feira com uma série de atividades, como palestras sobre alimentação, prevenção ao câncer de mama e de útero, exames papanicolau, gincanas, atividades em grupo e até corte de cabelo gratuito. Nesta quinta-feira, as mulheres serão recebidas com um café da manhã, e a continuidades dos exames.

O CS DIC 1 fica na rua Dezessete, 1.400, telefones 3266 9874, 3266 1422 e 3226 9001. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 18h, e, aos sábados, das 7h às 13h.

Conceição

No CS Conceição, as atividades em homenagem à mulher serão realizadas na quinta e sexta-feira. Na quinta-feira, o dia será dedicado à saúde das mulheres que trabalham no CS, ou seja, a maioria dos funcionários. É um dia destinado para elas cuidarem da própria saúde, com a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama.

Já na sexta-feira, será a vez das usuárias desfrutarem dos exames e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

Itatinga

O Centro de Saúde do Jardim Itatinga, localizado à região Sudoeste de Campinas, também iniciou na segunda-feira uma série de atividades em quatro bairros de sua área de atuação. Entre os eventos está a distribuição de camisinhas e material informativo sobre prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis. As ações têm apoio do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

O trabalho conta com a "Barraca da Dada", um módulo itinerante de prevenção criado para chamar atenção da população de usuários do Centro de Saúde e operado em parceria com a sociedade civil organizada, com participação de lideranças comunitárias da região do Jardim Itatinga que formam o Grupo Permanente de Prevenção e Ações Intersetoriais em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (GPPai).

No Dia Internacional da Mulher, as atividades serão concentradas no próprio Jardim Itatinga, próximo ao Centro de Saúde, na rua Caiuá, junto à unidade da organização não-governamental (ONG) Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada (Ceprom), das 9h às 12h, com palestras sobre o universo feminino e sobre violência contra a mulher.

O Centro de Saúde do Jardim Itatinga fica à rua Caiuá, número 218. Os telefones são: (19) 3225 – 7145 e 3225 – 9939. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h.