Especialista catarinense faz palestra sobre aterosclerose na infância

08/03/2007

A aterosclerose na Infância e adolescência é tema da palestra que a cardiologista pediatra da Universidade Federal de Santa Catarina, Isabela Giuliano, realiza nesta sexta-feira, dia 9, no Salão Azul da Prefeitura de Campinas (Av. Anchieta, 200). O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção a Aterosclerose na Infância e Adolescência.

Isabela, que também coordena o grupo de Prevenção a Aterosclerose na Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Cardiologia, implantou em escolas de rede pública e privada de Florianópolis o “Projeto Floripa Saudável 2040”. A iniciativa é um programa de educação em saúde, no qual crianças de dois a 10 anos recebem uma aula por semana sobre nutrição, saúde mental, atividade física, teatro educativo e oficinas, entre outras atividades.

O programa é composto por cinco etapas: capacitação dos funcionários do posto de saúde e dos professores, implantação (equipes mais presentes na escola, aplicando palestras), consolidação (número menor de atividades) até chegar à etapa da manutenção, na qual a escola ganha autonomia e as intervenções se tornam mais restritas. Projeto semelhante deverá ser lançado até o final deste mês pela Secretaria Municipal de Saúde.

A doença

A aterosclerose é caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos , que pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral. A vida sedentária, as dietas gordurosas e a obesidade fazem com que doenças típicas de adultos comecem a manifestar-se em crianças e adolescentes.

Nos últimos dez anos, o arroz, o feijão e a salada perderam espaço no prato das crianças para os hambúrgueres e batata frita. Com isso, a alimentação ganhou em excesso de gorduras saturadas e de proteínas, o que eleva as taxas de colesterol às alturas. A alimentação também deixou de ser controlada pelos pais e transformou-se na maioria das vezes em uma atividade solitária em frente à televisão ou computador.

Serviço:

Palestra: Aterosclerose na Infância, com a Dra. Isabela Giuliano
Horário: 14hs
Local: Salão Azul do Paço Municipal – Avenida Anchieta, 200

Volta ao índice de notícias