Especialista recomenda mudança de hábitos alimentares para crianças

09/03/2007

O hambúrguer, a batata frita, o refrigerante, a vida sedentária, de poucas brincadeiras e muitas horas em frente à televisão ou computador, comprometem seriamente a saúde futura das crianças no Brasil. O alerta foi dado nesta sexta-feira pela especialista em cardiologia infantil, a médica pediatra da Universidade Federal de Santa Catarina, Isabela Giuliano, durante palestra sobre a aterosclerose na Infância e adolescência realizada no Salão Azul da Prefeitura de Campinas. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção a Aterosclerose na Infância e Adolescência, que é comemorado no dia 12.

“Nunca se viu no Brasil tantas crianças com excesso de peso, hoje temos de 15 a 20% das nossas crianças obesas”, disse o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, que também é cardiologista. “Estudos mostram que em 2040 o Brasil será o recordista mundial de mortes por doenças cardiovasculares, por isso se faz necessário uma mudança de hábitos agora”, afirmou.

A pediatra acrescenta que nos últimos anos o arroz, o feijão e a salada perderam espaço no prato das crianças para os hambúrgueres, a batata frita, os salgadinhos e outros alimentos industrializados e gordurosos, um hábito importado dos Estados Unidos. Assim, a alimentação ganhou em excesso de gorduras saturadas e de proteínas, o que eleva as taxas de colesterol.  “A gordura tem que ser eliminada”, diz Isabela.

A especialista, que também coordena o grupo de Prevenção a Aterosclerose na Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Cardiologia, implantou em escolas de rede pública e privada de Florianópolis o “Projeto Floripa Saudável 2040”. A iniciativa é um programa de educação em saúde, no qual crianças de dois a 10 anos recebem uma aula por semana sobre nutrição, saúde mental, atividade física, teatro educativo e oficinas, entre outras atividades. A estimativa é atender 70 mil crianças dentro de cinco anos.

O programa é composto por cinco etapas: capacitação dos funcionários do posto de saúde e dos professores, implantação (equipes mais presentes na escola, aplicando palestras), consolidação (número menor de atividades) até chegar à etapa da manutenção, na qual a escola ganha autonomia e as intervenções se tornam mais restritas.

“É modelo muito eficaz e que servirá de parâmetro para um projeto semelhante que pretendemos lançar até o final do mês de março em Campinas”, diz Saraiva. A aterosclerose é caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, que pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral. A vida sedentária, as dietas gordurosas e a obesidade fazem com que doenças típicas de adultos comecem a manifestar-se em crianças e adolescentes.

Volta ao índice de notícias