Prefeitura remove 10 toneladas de resíduos em ação de combate à dengue

12/03/2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Sanasa e da Administração Regional (AR) 6, mobilizou no sábado, dia 10 de março, 106 pessoas e disponibilizou seis caminhões, além de máquinas e escavadeira, para uma ação que resultou na remoção de aproximadamente 10 toneladas de resíduos na Gleba B, bairro na abrangência do Centro de Saúde (CS) Carvalho de Moura, região sul da cidade. No local, desde janeiro, foram confirmados 30 casos de dengue.

Além da retirada de materiais, as equipes fizeram busca de pessoas com sintomas da doença – busca ativa -, colheram amostras dos suspeitos que já estavam no dia de coleta e promoveram ação de educação em saúde, comunicação e mobilização social.

Os trabalhos, que atingiram 2 mil pessoas de 250 famílias, consistem na segunda etapa de uma megaoperação iniciada dia 3 de março e que prossegue durante esta semana com outras ações de combate ao mosquito Aedes aegpti – vetor da dengue.

Na região norte da cidade, a Secretaria promoveu trabalhos de combate à dengue nesta segunda-feira, 12, no Jardim Eulina, e desenvolve ações amanhã, 13 de março, e quarta-feira, 14, em Barão Geraldo, e no sábado, 17, na área do Centro de Saúde Anchieta.

Na região noroeste, os trabalhos acontecem amanhã. Na região Sudoeste, as equipes atuam na quinta-feira, dia 15, na área do Centro de Saúde Santa Lúcia. Na sul, também ocorrem atividades na sexta-feira, na área do CS da Vila Ipê.

Casos graves.

A Vigilância em Saúde de Campinas divulgou informe técnico sobre dengue na sexta-feira, dia 9 de março, para toda rede pública municipal de saúde em que comunica sobre a ocorrência dos primeiros casos de dengue hemorrágica – 1 em Campinas e 1 em Hortolândia – e chama a atenção para a ocorrência de casos graves da doença.

O documento reforça a necessidade de um exame clínico criterioso, conforme protocolo, para identificar sinais de gravidade e evitar mortes.

Campinas tem este ano 302 casos de dengue confirmados. A área de maior concentração de casos situa-se no limite com municípios de Sumaré e Hortolândia, na abrangência do Centro de Saúde da Vila Padre Anchieta, região norte da cidade. O local integra a principal área de transmissão da região metropolitana de Campinas.

Denize Assis