Prefeitura promove bloqueio contra a raiva em Barão Geraldo

13/03/2007

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte e do Centro de Saúde (CS) de Barão Geraldo com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza nestas terça-feira e quarta-feira, dias 13 e 14 de março, bloqueio contra raiva animal em Barão Geraldo nos bairros Santa Genebra 2, Vila José Martins, Vila Mokarzel, Centro e Santa Luiza. A meta é atingir 4 mil moradores de 1,1 mil imóveis situados em 60 quarteirões.

A ação, chamada tecnicamente de bloqueio de foco, foi desencadeada após a confirmação de dois casos de raiva em morcegos insetívoros em dois endereços diferentes nestas comunidades. Um foi encontrado num cômodo dentro do domicílio e outro no quintal de outra residência. As ocorrências consistem nas primeiras notificações de morcegos positivos de raiva em 2007 em Campinas.

O bloqueio inclui ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, vacinação dos animais que tiveram contato com o morcego doente de raiva e identificação de colônias de quirópteros.

Segundo a médica veterinária Tosca de Lucca Benini, da Visa Norte, as equipes de saúde se depararam nas primeiras horas de trabalho com uma pendência importante ou seja muitas residências estavam fechadas ou em muitos endereços houve recusa dos moradores em receber os profissionais. “É importante que as pessoas recebam as equipes. Em caso de dúvida é só ligar para o centro de saúde no telefone 3289-9691 para se informar sobre a ação”, diz Tosca.

De acordo com o supervisor de controle ambiental Roberto Ribeiro de Souza, coordenador da ação em campo, além de orientar moradores as equipes vão aproveitar para mapear residências com morcegos no forro. “Posteriormente, num trabalho por amostragem, o CCZ vai coletar exemplares e enviar ao Instituto Pasteur, laboratório público que é referência para a raiva. O objetivo é identificar colônias, averiguar se estão contaminadas e desencadear medidas previstas em protocolo”, afirma Roberto.

Segundo Roberto, entre as pessoas presentes na residência e que aceitam receber a equipe, a receptividade é muito boa. “A abordagem é objetiva e simples. Entregamos folhetos com informações sobre a doença, sinais e como proceder ao encontrar morcego caído no chão ou com sinais diferentes dos habituais”, diz.

Nos domicílios fechados, as equipes deixaram filipetas com informações sobre o caso, a ação e onde buscar orientações, além dos telefones do CCZ (3245-1219), da Visa Norte (3242-5870) e do CS de Barão Geraldo (3289-9691).

A raiva é uma doença que atinge todos os mamíferos, inclusive humanos. Em todos os casos, sem exceção, após manifestar os sintomas, a doença evolui para a morte. Mas embora não tenha cura, há maneiras de prevenção e uma das formas é a vacinação de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença para o homem no meio urbano. Estes animais podem manter contato com outro mamífero doente, como o morcego, se infectar e transmitir a doença para o homem. Por isso, é importante manter estes animais vacinados contra a doença.

“Com a vacinação de gatos e cães, nós estamos indiretamente protegendo a população humana. Por isso, além das ações de prevenção e controle desencadeadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde - como os bloqueios realizados em Barão Geraldo -, cada cidadão também deve fazer sua parte e levar seus animais todos os anos para tomar a dose nas campanhas de vacinação promovidas pela Prefeitura”, explica o médico veterinário sanitarista Antonio Carlos Coelho Figueiredo, coordenador do CCZ de Campinas.

Denize Assis