Reforço das ações contra dengue atinge todas as regiões de Campinas

14/03/2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, mobilizou nesta quarta-feira, dia 14 de março, equipes das Vigilâncias em Saúde (Visas) para atividades de combate a dengue em todas as regiões da cidade, com foco para as áreas com maior concentração de casos. Os trabalhos integram o plano de intensificação das ações de controle da doença no município que, desde janeiro, soma 389 casos confirmados laboratorialmente.

O plano incorpora reforço das ações de vigilância epidemiológica; assistência aos pacientes; combate ao vetor – o Aedes aegypti –, por meio de arrastão de criadouros, limpeza e remoção de resíduos, vistoria, revisão e telagem de caixas d´água; ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social; capacitação e atualização de recursos humanos, com distribuição de informes técnicos semanais e reuniões; além de acompanhamento e avaliação.

Região sul. Nesta quarta-feira, 14, trabalhos de campo foram realizados na Gleba B, na abrangência do Carvalho de Moura, região sul, onde as equipes fizeram nebulização, busca ativa de casos suspeitos, telagem de caixas d´água e ações de educação em saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, a área da Gleba B preocupa porque reúne um conjunto de fatores favoráveis para a manutenção da epidemia de dengue, entre eles o principal é a condição de infra-estrutura do local que tem deficiências de abastecimento de água e problemas de coleta de resíduos.

Norte. Na região norte, os trabalhos de campo foram realizados hoje na Vila Padre Anchieta e também na abrangência do Centro de Saúde de Barão Geraldo. Os profissionais de saúde realizaram busca ativa de pessoas com sintomas e orientaram a comunidade. As atividades prosseguem amanhã e sexta-feira 15 e 16.

No sábado, 17, acontece um grande arrastão de criadouros na abrangência do Centro de Saúde Anchieta, nos bairros Vila 7 de Setembro, Vilas Régio 1 e Régio 2 e Vila São Luiz. Neste dia, serão mobilizadas 110 pessoas entre motoristas e auxiliares, coletores, agentes comunitários de saúde, ajudantes e supervisores de controle ambiental. Para a remoção dos resíduos serão utilizados três caminhões.

De acordo com o supervisor de controle ambiental da Visa Norte, Nilton dos Santos Menezes, a área do CS Padre Anchieta também reúne um conjunto de fatores que favorece a dengue e entre elas a disponibilidade de materiais que podem servir de criadouros para o mosquito como pneus, pratos e vasos de plantas entre outros.

Em relação aos bairros a serem trabalhados sábado, a Vila 7 de Setembro e a Vila São Luiz apresentam entre outras condições muitos recicladores e caixas d´água sem manutenção. Já nas Vilas Régio 1 e Régio 2, a maior dificuldade é a pendência - casas que não podem ser visitadas porque estão fechadas - que chega a 70%.

“É fundamental que as pessoas recebam as equipes. Nas Vilas Régio 1 e Régio 2, principalmente, registramos uma grande pendência. Os moradores devem se programar para estar em casa no dia da ação na sua rua ou, na impossibilidade, deixar a chave com o vizinho ou um outro responsável para facilitar o acesso dos técnicos. A comunidade precisa ser parceira na luta contra a dengue”, diz Nilton.

Os trabalhos na área do Anchieta prosseguem na quarta-feira e quinta-feira, 21 e 22. No local estão sendo mantidas equipes diariamente.

Sensibilização. Além dos trabalhos em campo, médicos sanitaristas da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) promoveram nesta quarta-feira reunião técnica com médicos, enfermeiros e coordenadores dos Centros de Saúde de todas as regiões da cidade para atualizar a situação da doença no município, alertar sobre casos graves, reforçar a necessidade de exame clínico criterioso e combinar fluxos.

Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça e no corpo e mal-estar geral. O tratamento é feito com medicação para amenizar estes sinais. A orientação da Secretaria de Saúde é que a pessoa não se automedique e, na ocorrência de febre ou mal-estar, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias