Novos equipamentos ampliam assistência à saúde bucal no SUS Campinas

21/03/2007

Para ampliar e qualificar a assistência à saúde bucal da população de Campinas, a Prefeitura adquiriu, nos últimos quatro meses, 13 novos consultórios odontológicos completos, sendo que alguns já foram montados e outros serão instalados ainda este mês nas unidades da rede pública de saúde do município. Também foram adquiridos sete amálgamadores, 15 fotopolimerizadores (que realizam restaurações em resinas) e cinco aparelhos de profilaxia com ultrassom (que removem tártaro). Em breve, a rede irá receber também outros 15 aparelhos de profilaxia que estão em fase final de aquisição.

Os novos consultórios possuem cadeira, equipo, refletor, mocho e unidade auxiliar. Sete deles foram adquiridos a partir de recursos oriundos do Proesf e outros seis – que foram para unidades do Distrito Sudoeste – por meio do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde.

“Num espaço curto de tempo, investimos bastante em infra-estrutura e na melhoria das condições tecnológicas, o que resulta na qualificação do atendimento à população. Os novos equipos ainda ampliam a resolutividade do trabalho, fornecem espaço para o THD atuar na assistência e melhoram a estrutura dos consultórios odontológicos e as condições de trabalho das equipes”, informa o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador municipal de Saúde Bucal.

Os novos consultórios foram destinados para as unidades com maior necessidade, entre elas os Módulos de Saúde da Família do Monte Cristo e Oziel (região sul) e Centros de Saúde Taquaral (leste), Jardim Eulina e Santa Mônica (norte), Parque Valença (noroeste), Dic I, Dic III e Capivari (estes três últimos na sudoeste).

Segundo Isamu, atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas dispõe de 140 equipos, 210 dentistas, 20 Técnicos de Higiene Dental (THD) e 115 Auxiliares de Consultório Dentário (ACD) que prestam atenção primária à saúde bucal para 12% da população (120 mil pessoas) da cidade. A atenção primária inclui procedimentos de urgência, restaurações (obturações) em almálgama e resina, extrações, periodontia básica (tratamento de gengivas), odontopediatria básica, prevenção e atividades educativas.

Existem também Referências especializadas nos Distritos e um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) onde são realizados procedimentos especializados como endodontia (tratamento de canal), cirurgias e disponibilizadas próteses dentárias (dentaduras). A Secretaria ainda realiza diagnóstico oral com ênfase na identificação do câncer bucal, um dos principais problemas de saúde bucal no país.

Denize Assis