Novas instalações do CS União dos Bairros serão inauguradas nesta sexta-feira, 7 de março

06/03/2008

Autor: Denize Assis

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, entregam para a população nesta sexta-feira, dia 7 de março, a reforma e ampliação do Centro de Saúde União dos Bairros, na região sudoeste da cidade.

A cerimônia de inauguração, que ocorre às 9h30, vai contar com a presença de gestores da saúde e outras autoridades municipais, além de representantes dos servidores, da sociedade civil, de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população em geral.

As obras da unidade custaram R$ 681 mil e os recursos são própria Administração Municipal. Com a reforma, a unidade dobrou sua área física e se tornou mais adequada para o tamanho da população – atualmente estimada em 27,6 mil pessoas, 99% totalmente SUS dependentes. As mudanças aumentaram a capacidade de resolutividade do serviço, proporcionaram melhores condições de trabalho para a equipe de saúde e mais conforto para os usuários. Também foram adquiridos novos equipamentos e mobiliários.

As ações de melhoria da infra-estrutura da unidade atendem a antigas reivindicações da população, representada pelo Conselho Local de Saúde, e dos gestores e funcionários da unidade.

O que mudou. O número de consultórios do CS dobrou e passou para 10. Também foram construídas salas para agentes comunitários de saúde e para reuniões, salas de coleta de exames e de observação e urgência. A unidade também passou a ter uma sala de espera grande e ampla. A recepção também foi aumentada.

A assistência à saúde bucal foi ampliada e qualificada com sala de orientação específica para esta área, o que possibilita oferecer maior privacidade para o paciente. Além disso, em abril, a unidade vai contar com mais um equipo de odontologia - passando de dois para três.

Foram construídos mais 6 banheiros, sendo um para portadores de necessidades especiais. Ainda foi feito vestiário para trabalhadores; a cozinha foi aumentada; a farmácia ampliada e agora dá acesso direto à população; e a unidade passou a ter almoxarifado, além de arquivo separado.

A equipe. Atualmente, o CS União dos Bairros conta com uma equipe de 51 pessoas, sendo 8 médicos - que fazem uma média de 648 consultas semanais -, quatro dentistas, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares de consultório dentário e técnico de higiene bucal, além de um funcionário da área administrativa. A unidade conta ainda com guarda 24 horas e três zeladoras.

Em média, 500 pessoas passam todos os dias pelo Centro de Saúde para consultas, vacinas, retirada de medicação, curativos e outros procedimentos, ações de prevenção e controle de doenças e atividades de educação em saúde entre outras. Também são realizadas visitas domiciliares.

A unidade ainda desenvolve atividades com grupos de gestantes, crianças, adolescentes, dependentes químicos, saúde mental, hipertensão e diabetes, de geração de renda, mulheres, de convivência e outros. A população local tem perfil jovem, sendo que o CS tem 1.800 crianças menores de 5 anos cadastradas, que são acompanhadas no programa da saúde da criança. Em 2007, nasceram 308 crianças na abrangência da unidade.

O CS União de Bairros possui Conselho Local de Saúde, que reúne-se todas as quartas quintas-feiras do mês, às 18h; conta com as parcerias das escolas e igrejas instaladas na sua abrangência, lideranças de bairros, Centro Integrado de Cidadania, Associações de Moradores do Vida Nova e Vila Vitória e da Obra Social Dom Bosco entre outros; e participa e promove reuniões intersetoriais.

O CS União de Bairros fica na rua Pedro Degrecci, s/n°, próximo ao Terminal do Vida Nova e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h. A enfermeira sanitarista Márcia Helena Amaral é a coordenadora do serviço. O telefone da unidade é o 3226-9519 e o fax 3226-9856.