Prefeitura inaugurou novas instalações do CS União dos Bairros nesta sexta-feira, 7

07/03/2008

Autor: Denize Assis

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, entregaram para a população nesta sexta-feira, dia 7 de março, a reforma e ampliação do Centro de Saúde União dos Bairros, na região sudoeste da cidade.

A cerimônia de inauguração, que ocorreu às 9h30, contou com a presença de gestores da saúde e outras autoridades municipais, representantes dos servidores, da sociedade civil, Conselhos Municipal e Local de Saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Associações de Moradores, Igrejas, Organizações Não-Governamentais e representantes da população local.

As obras da unidade custaram R$ 681 mil e os recursos são própria Administração Municipal. As melhorias na infra-estrutura da unidade atendem a antigas reivindicações da população, dos gestores e funcionários da unidade.

“Esta ampliação é uma conquista de todos, população, funcionários e gestores. As mudanças aumentaram a capacidade de resolutividade do serviço, proporcionaram melhores condições de trabalho para a equipe de saúde e mais conforto para os usuários. Agradeço a participação de todos neste processo e tenho a expectativa de que continuemos na luta em busca de melhores condições de vida para estas comunidades”, disse a enfermeira sanitarista Márcia Helena Amaral, coordenadora do serviço durante a cerimônia de inauguração.

Para o secretário de Saúde, José Francisco Saraiva, as melhorias na infra-estrutura tornam a unidade mais adequada para atender a comunidade. “O União dos Bairros é um centro de saúde onde somente em 2007 nasceram 308 crianças. Trata-se de uma população jovem. A responsabilidade social de todos que trabalham aqui é enorme. Com a reforma, a unidade dobrou sua área física e se tornou mais adequada para o tamanho da população – atualmente estimada em 27,6 mil pessoas, 99% totalmente SUS dependentes. Também foram adquiridos novos equipamentos e mobiliários. Isto nos permite oferecer um atendimento com mais qualidade e competência”, disse.

Para o prefeito dr. Hélio, a ampliação da unidade proporciona mais cidadania. “Nossa obrigação é trazer pra esta comunidade melhores condições de infra-estrutura, saneamento, pavimentação, assistência à saúde com uma unidade básica de qualidade e um hospital – o Ouro Verde, a ser inaugurado em maio – que vai ser modelo no Brasil, com 210 leitos. Isto é proporcionar cidadania. É assim que se cumpre o dever de dar qualidade ao Sistema Único de Saúde”, afirmou o prefeito durante a inauguração.

Após a cerimônia de inauguração, dr. Hélio plantou uma muda de árvore no jardim da unidade. Ao todo, foram plantadas 40 mudas de espécies nativas no local.

O que mudou. Com a reforma e ampliação, o número de consultórios do CS União dos Bairros dobrou e passou para 10. Também foram construídas salas para agentes comunitários de saúde e para reuniões, salas de coleta de exames e de observação e urgência. A unidade também passou a ter uma sala de espera grande e ampla. A recepção também foi aumentada e passou a trabalhar com recepção ativa, com quatro recepcionistas.

A assistência à saúde bucal foi ampliada e qualificada com sala de orientação específica para esta área, o que possibilita oferecer maior privacidade para o paciente. Além disso, em abril a unidade vai contar com mais um equipo de odontologia - passando de dois para três.

Foram construídos mais 6 banheiros, sendo um para portadores de necessidades especiais. Ainda foi feito vestiário para trabalhadores; a cozinha foi aumentada; a farmácia ampliada e agora dá acesso direto à população e passou a contar com técnico de farmácia capacitado para o atendimento; e a unidade passou a ter almoxarifado, além de arquivo separado.

“Trabalhar aqui hoje é um privilégio. Foram muitos os benefícios para a equipe e a população. Os pacientes ficam mais confortáveis. A gente percebe mais compreensão durante a espera”, afirmou a auxiliar de enfermagem Érika Vasconcelos, que tem cinco anos de atuação na unidade.

A médica pediatra Cecília de Campos Paula também reconhece a reforma como um avanço. “Agora temos espaço, estrutura para trabalhar. A população aqui é muito carente. Ainda precisamos avançar, com mais disponibilidade de recursos humanos para que possamos investir mais em prevenção, educação em saúde, difundindo noções de alimentação e higiene, entre outros aspectos. Mas a reforma, sem dúvida, melhorou”, disse.

Cecília atua na unidade desde o final do ano de 2001 e diz que, nos seus seis anos de trabalho no local, notou uma diferença grande principalmente na evolução da criança e na reciprocidade das famílias às equipes de saúde.

A população também elogiou a reforma. Segundo a dona de casa Sílvia Mendes, que mora no Vida Nova, o centro de saúde ficou bem melhor com a reforma. “Venho aqui desde a abertura da unidade, em 2001. Fiz meu pré-natal com a equipe daqui e minhas filhas, de 5 anos e de dois meses, também recebem assistência neste serviço. É bem próximo da minha casa e eu recebo a medicação. Ficou maior, mais bonito, melhorou bastante”, diz Sílvia que, nesta sexta-feira, levou a pequena Letícia, de dois meses, para uma inalação.

A equipe. Atualmente, o CS União dos Bairros conta com uma equipe de 51 pessoas, sendo 8 médicos - que fazem uma média de 648 consultas semanais -, quatro dentistas, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares de consultório dentário e técnico de higiene bucal, além de um funcionário da área administrativa, quatro recepcionistas e uma auxiliar de farmácia. A unidade conta ainda com guarda 24 horas e três zeladoras.

Em média, 500 pessoas passam todos os dias pelo Centro de Saúde para consultas, vacinas, retirada de medicação, curativos e outros procedimentos, ações de prevenção e controle de doenças e atividades de educação em saúde entre outras. Também são realizadas visitas domiciliares. O centro de saúde trabalha com recepção ativa, com profissionais capacitados para receber a população.

Também é campo de estágio para alunos de universidades, atendendo à proposta do Ministério da Saúde que preconiza uma escola integrada ao serviço público de saúde e que dê respostas às necessidades concretas da população na formação de recursos humanos, na produção do conhecimento e na prestação de serviços, em todos estes casos direcionados a construir o fortalecimento do SUS.

O CS União dos Bairros ainda desenvolve atividades com grupos de gestantes, crianças, adolescentes, dependentes químicos, saúde mental, hipertensão e diabetes, de geração de renda, mulheres, de convivência e outros. A população local tem perfil jovem, sendo que o CS tem 1.800 crianças menores de 5 anos cadastradas, que são acompanhadas no programa da saúde da criança. Em 2007, nasceram 308 crianças na abrangência da unidade.

O CS União de Bairros possui Conselho Local de Saúde, que reúne-se todas as quartas quintas-feiras do mês, às 18h; conta com as parcerias das escolas e igrejas instaladas na sua abrangência, lideranças de bairros, Centro Integrado de Cidadania, Associações de Moradores do Vida Nova e Vila Vitória e da Obra Social Dom Bosco entre outros; e participa e promove reuniões intersetoriais.

O CS União de Bairros fica na rua Pedro Degrecci, s/n°, próximo ao Terminal do Vida Nova e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h. O telefone da unidade é o 3226-9519 e o fax 3226-9856.

Volta ao índice de notícias