Seminário apresenta resultados de pesquisa de cobertura vacinal

10/03/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), promove nesta terça-feira, dia 11 de março, a partir das 8h no Hotel Vila Rica, o Seminário de Imunização - Cobertura Vacinal. Durante o evento, serão apresentados os resultados da pesquisa de cobertura vacinal realizada no município no final de 2007.

O seminário é voltado para coordenadores das unidades de saúde e das vigilâncias em saúde, diretores de saúde, apoiadores, profissionais de enfermagem e pediatras e será dividido em dois momentos. De manhã serão abordados os temas: cobertura vacinal em Campinas; métodos de avaliação de cobertura vacinal; inquérito vacinal no município e os resultados. À tarde, o conteúdo será o registro e avaliação de informações do Programa de Imunização. Em seguida vai ocorrer discussão de situações e exercícios.

O Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, vai abrir o evento. Também vão compor a mesa de abertura a médica pediatra Maria Fernanda Costa Haddad, coordenadora da área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente; a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, diretora da Vigilância em Saúde Municipal; e a enfermeira sanitarista Celi Vendramini Munhoz, da Vigilância em Saúde (Visa) Norte.

Os palestrantes serão as enfermeiras sanitaristas Brigina Kemp e Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde Municipal, e o médico José Cássio de Moraes, do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A pesquisa. O objetivo principal do evento é apresentar a pesquisa de cobertura vacinal, os resultados e estimular estratégias de vacinação para garantir que todas as crianças estejam vacinadas adequadamente.

A pesquisa foi realizada no final de 2007 e avaliou 1.050 campineiros nascidos em 2005 em 150 lugares de todas as regiões da cidade. Mais de 50 profissionais, entre pesquisadores, supervisores, motoristas e coordenadores, estiveram envolvidos no estudo.

A pesquisa foi uma iniciativa da Vigilância em Saúde de Campinas e coincidiu com um outro estudo com a mesma metodologia promovido pelo Ministério da Saúde em 26 capitais e no Distrito Federal.