CS Integração, à Vila Castelo Branco, realiza teste de HIV em 45 mulheres

11/03/2008

Autor: Eli Fernandes

Ações têm apoio e matriciamento do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids de Campinas

O Centro de Saúde (CS) Integração, localizado à Vila Castelo Branco (região do Distrito de Saúde Noroeste de Campinas) realizou teste de HIV em 45 mulheres na semana passada, quando iniciou programação especial de incentivo à prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis que continua durante o mês de março. As ações são realizadas em virtude do Dia Internacional da Mulher (celebrado sábado, dia 8) e visam conter a feminização da epidemia.

O CS Integração iniciou a programação especial voltada às mulheres no dia 3 de março. A unidade realiza também uma série de outras atividades voltadas à saúde da mulher, de incentivo ao diagnóstico precoce e de prevenção. As 45 coletas de exames dizem respeito somente à primeira semana desta programação que segue até o final do mês.

Durante o ano todo o teste pode ser feito neste e em qualquer outro Centro de Saúde de Campinas de forma gratuita e sigilosa. O resultado só é informado a quem faz o exame. O Centro de Saúde Integração fica na Rua Zocca, 161, Vila Castelo Branco, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Os telefones desta unidade são os seguintes: (19) 3229-9868 / 3268-1292.

Para saber mais sobre o teste de HIV e sífilis a população também conta com dois serviços especializados em Campinas. São eles o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, à rua Regente Feijó, 637, Centro, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e o CTA do Complexo Ouro Verde, à avenida Rui Rodrigues, 3434, telefone (19) 3226 – 7475, somente às segundas, das 13h às 17h.