Novas instalações do CS Ipaussurama serão Entregues à população nesta sexta-feira, dia 14

13/03/2008

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), inaugura nesta sexta-feira, dia 14 de março, as novas instalações do Centro de Saúde (CS) do Jardim Ipaussurama, na região noroeste do município.

A cerimônia oficial de inauguração acontece às 8h30 com a presença do prefeito Hélio de Oliveira Santos e do secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o magnífico reitor da Puc-Campinas, padre Wilson Denadai, e a representante do Pró-Saúde em Campinas, Maria Alice Amorim Garcia.

Após a cerimônia oficial, haverá uma celebração ecumênica proferida pelo Padre João Batista Cesário, representante da Pastoral Universitária da Puc-Campinas. Além disso, até às 15h, serão promovidas diversas atividades como ginástica chinesa lian gong, ações de educação em saúde e informação, entrega de cartilha para os agentes comunitários de saúde e outras atividades culturais. Paralelo, serão montadas barracas de comidas e bebidas (veja programação abaixo).

Investimento. O investimento para a reforma foi de R$ 222 mil e os recursos são do Pró-Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministérios da Saúde e da Educação. As adequações na infra-estrutura da unidade vão beneficiar uma população de 22 mil habitantes, já que possibilitam qualificar e ampliar a assistência à saúde.

Além disso, proporcionam melhores condições de trabalho para a equipe e para os alunos que utilizam a unidade para estágio – são estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e farmácia da Puc-Campinas.

O que mudou. O CS Ipaussurama existe desde 1981 e está instalado na rua Márcio Egídio de Souza Aranha, 351, desde 1998. É a primeira vez que a unidade recebe uma reforma deste porte, que contemplou todo o prédio.

Os investimentos do Pró-Saúde permitiram a adequação interna da área física, que agora conta com dois consultórios a mais; três consultórios com banheiro para ginecologia e obstetrícia; sala de agendamento; sala para agentes comunitários de saúde; sala de urgência e procedimentos; banheiros para portadores de deficiência; sala de coleta de exames; e duas salas de reuniões.

Além disso, foram melhorados os acessos para ambulâncias e para o almoxarifado. Todas as salas ganharam ventiladores e os consultórios de odontologia agora contam com ar condicionado. O prédio também ganhou pintura total e rampa de acesso para a sala de reunião com toldo e calçada.

A equipe. O CS Ipaussurama conta com uma equipe de 50 servidores da Prefeitura, sendo dois generalistas, quatro clínicos gerais, um pediatra, dois ginecologistas-obstetras, três enfermeiras, um dentista, dois auxiliares de consultório de dentista (ACD), um técnico de higiene dental (THD), doze auxiliares de enfermagem, oito agentes de saúde. Também possui quatro auxiliares de enfermagem contratados pela PUC e 12 docentes para os respectivos estágios.

Estes profissionais estão organizados em duas equipes de saúde da família que atendem a 1.400 famílias cada uma. Estas equipes reúnem-se semanalmente. Os alunos participam de todas as atividades. A população atendida é constituída na maior parte por adultos jovens. 8% do total são idosos, que demandam 25% do atendimento da unidade.

Por dia, pelo menos 500 pessoas buscam a unidade para consultas médicas e de enfermagem, curativos, vacinas, agendamento de consultas e outros procedimentos, além de retirada de medicamentos, ações de prevenção e controle de doenças crônico-degenerativas e atividades de educação em saúde entre outras. Também são realizadas visitas domiciliares.

A unidade trabalha com recepção ativa e possui uma farmácia informatizada. Também são constituídos grupos terapêuticos: crianças, gestantes, idosos, jovens, saúde mental entre outros. Possui Conselho Local de Saúde atuante, que reúne-se todas as primeiras terças-feiras do mês, às 17h na sede do CS. As reuniões são abertas à comunidade.

Além de servir de campo de estágio para os alunos dos cursos ligados às áreas médicas, o centro de saúde abriga projeto de extensão das faculdades de Direito, Relações Públicas e Jornalismo. Por meio deste projeto, já foi confeccionada uma cartilha para os agentes de saúde.

A coordenadora da unidade é a enfermeira sanitarista Maria Luzia Dourado Bianchini. O CS Ipaussurama funciona das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. Os telefones da unidade são 3269-2229 e 3268-8142.

Pró-Saúde. Lançado em 03 de novembro de 2005, por meio da Portaria Interministerial do Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o Pró-Saúde se inspira na avaliação do Promed, que foi dirigido às escolas médicas, e incentivou e manteve processos de transformação em 19 escolas médicas brasileiras. O programa tem a perspectiva de que os processos de reorientação da formação ocorram simultaneamente em distintos eixos, em direção à situação desejada apontada pelas Instituições de Ensino Superior (IES), que antevê uma escola integrada ao serviço público de saúde e que dê respostas às necessidades concretas da população brasileira na formação de recursos humanos, na produção do conhecimento e na prestação de serviços, em todos estes casos direcionados a construir o fortalecimento do SUS. Esta iniciativa visa a aproximação entre a formação de graduação no País e as necessidades da atenção básica, que se traduzem no Brasil pela estratégia de saúde da família.

Vivência de Liang Gong (aula aberta de exercícios)

Cerimônia Oficial (PRÓ-SAÚDE /PUC-Campinas/PMC)

Celebração Ecumênica

Duo de Maestros (Ernesto Fabiano e Hermes Coelho)