Encontro discute desafios da prevenção às DSTs e condições de vida das trabalhadoras domésticas

17/03/2008

Autor: Eli Fernandes

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas, em parceria com o Sindicato de Trabalhadores Domésticos e Casa Laudelina de Campos Mello, realizam, no próximo sábado, 15 de março de 2008, no Euro Suíte Hotel (Rua Regente Feijó, 595, Centro) o encontro “Desafios da Prevenção às DST/Aids e as Condições de Vida das Trabalhadoras Domésticas”.

A programação do encontro tem início às 9h com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, e as representantes das duas organizações não-governamentais (ONGs), Mercedes dos Santos (Sindicato dos Trabalhadores Domésticos) e Cleusa Aparecida da Silva (Casa Laudelina de Campos Mello).

O evento contará com dinâmica de integração e palestras sobre prevenção às DST/aids, sexualidade da mulher (onde serão abordados mitos e verdades sobre o assunto), gênero e raça, direitos trabalhistas e plano habitacional para as empregadas domésticas. Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, a oportunidade potencializará a qualificação da escuta sobre as vulnerabilidades desta população.

“Fatores ligados diretamente à auto-estima e acesso à plena cidadania estão ligados à vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis e à aids”, disse a coordenadora. O evento integra a programação especial voltada ao Mês da Mulher. O Dia Internacional da Mulher foi celebrado dia 8 de março, mas durante todo o mês o Programa DST/Aids, em parceria com o outras instituições, desenvolve ações para dar visibilidade aos serviços do SUS-Campinas para incentivar a prevenção à aids e outras DSTs e estimular a realização do diagnóstico precoce de DST/HIV/aids.