Saúde lança manual para Profissionais e clientes de salões de beleza

19/03/2008

Autor: Da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), lançou na última segunda-feira, dia 17 de março, a primeira versão do manual de orientações sobre cuidados com a saúde dos profissionais e clientes dos salões de beleza.

O lançamento ocorreu durante o encontro “Beleza e Segurança”, no Euro Suíte Hotel, onde reuniram-se mais de100 pessoas entre profissionais de saúde e dos salões de beleza. A estimativa é que Campinas tenha mais de 5 mil salões de beleza.

Além do lançamento do manual, a programação do encontro incluiu workshop que relacionou o tema prevenção à moda e beleza; desfile para apresentação das produções; palestras e outras ações de informação e educação em saúde. O evento integra a programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado dia 8 de março.

Sobre o manual. O manual informa sobre doenças que podem ser adquiridas nas práticas dos salões de beleza como aids, hepatites, fungos, parasitas, bactérias e outros riscos como intoxicação por produtos químicos, quando mal utilizados, e normas de biossegurança.

O objetivo é orientar os profissionais de institutos e salões de beleza e a população usuária destes serviços quanto às obrigações higiênico-sanitárias. A idéia é distribuir o manual para todos os proprietários e funcionários dos salões de beleza e, num segundo momento, para a população em geral.

Em caso de dúvida e orientações, os profissionais e usuários dos salões devem procurar a Vigilância em Saúde mais próxima de seu salão.

Trabalhadoras Domésticas. No sábado, dia 15 de março, mais de 100 pessoas participaram de outro evento relacionado às mulheres, o encontro “Desafios da Prevenção às DST/Aids e as Condições de Vida das Trabalhadoras Domésticas”, realizado também no Euro Suíte Hotel (Regente Feijó, 595, Centro, ao lado do Centro de Referência às DST/Aids).

Feminização. Os dois eventos integram o Plano Municipal de Enfrentamento à Feminização da Aids.Cerca de 5.000 casos da síndrome foram notificados em Campinas desde o início da epidemia, nos anos 80. Atualmente, a principal forma de transmissão do vírus da Aids, o HIV, é por relações sexuais entre pessoas heterossexuais que não usaram camisinha.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, balanço parcial dos casos notificados em 2007 (até outubro) indica inversão na relação de gênero – homens x mulheres - entre os casos de transmissão entre heterossexuais.

“A feminização da epidemia deixou de ser tendência e hoje é fato”, afirma. Segundo ela, a relação atual é de aproximadamente três mulheres para cada dois homens com aids, entre os casos notificados de pessoas heterossexuais. “Ainda é um dado preliminar mas que indica o que pode acontecer nos próximos anos”, disse a sanitarista.