PAM da saúde do trabalhador reuniu mais de 50 pessoas

27/03/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas mobilizou mais de 50 pessoas na última quarta-feira, 25 de março, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) durante o primeiro dia de trabalhos do Plano de Ações e Metas (PAM) da Saúde do Trabalhador para os anos de 2008 e 2009.

O evento, que foi aberto pelo secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, reuniu profissionais e gestores da rede pública municipal de saúde, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade civil organizada para definir e pactuar em conjunto ações prioritárias a serem executadas no próximo período.

Também estiveram presentes representantes de oito municípios vizinhos para os quais o CRST da Secretaria de Saúde de Campinas oferece suporte técnico.

“A participação de todos, gestores e servidores da saúde e comunidade, para planejar ações na área da Saúde do Trabalhador e com uma proposta orçamentária acoplada é fundamental para a consolidação do Sistema Único de Saúde. E participação da comunidade, por meio dos conselhos, Organizações Não-Governamentais e entidades representativas da sociedade civil e dos trabalhadores legitima as decisões. É um grande avanço”, afirmou José Francisco Saraiva na saudação aos participantes do evento.

O secretário lembrou ainda que, na transição epidemiológica atual, é importante inserir nas discussões a questão do tabagismo, da obesidade e da atividade física do trabalhador.

Além de José Francisco Saraiva, também participaram da mesa de abertura a médica Lígia Aparecida Neaime de Almeida, diretora municipal de Saúde; a coordenadora municipal da Saúde do Trabalhador, Andréa Marques Tavares; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ercindo Mariano Júnior.

Na parte da manhã, a pauta incluiu apresentação da proposta do PAM da Saúde do Trabalhador; discussão sobre Saúde e Trabalho; apresentação do Cerest; e o balanço das ações do PAM 2006-2007.

À tarde, os trabalhos prosseguiram com a constituição de grupos que iniciaram discussões sobre os seguintes eixos temáticos: vigilância; assistência; e educação e comunicação na área de saúde do trabalhador.

O PAM da Vigilância em Saúde prossegue no dia 1 de abril, com oficinas, apresentação dos trabalhos em plenária e aprovação das propostas.

De acordo com Andréa Marques Tavares, a intenção da comissão organizadora é que a última etapa do PAM conte com ampla participação, para estabelecer ações e metas que orientem os rumos da saúde do trabalhador no SUS Campinas de forma clara nos próximos anos. “Por isso, a participação de todos é muito importante”, afirma.

Andréa informa que a implementação das ações em saúde do trabalhador no âmbito do SUS é um cumprimento ao artigo 200 da Constituição Federal e ao artigo 6° da Lei Orgânica da Saúde.

Volta ao índice de notícias