Saúde lança Caderno de Saúde da Criança

27/03/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Coordenação da Área de Saúde da Criança, lança nesta quinta-feira, dia 27 de março, o Caderno de Saúde da Criança. O documento apresenta as diretrizes de saúde para a criança na rede de atenção básica e estabelece a ‘Primeira Semana de Atenção Integral ao Recém-Nascido’. O caderno tem como base a Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil, do Ministério da Saúde.

O lançamento acontece no Hotel Vila Rica com a presença do secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, e da médica pediatra Maria Fernanda Costa Haddad, coordenadora da área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente. De manhã, a partir das 8h30, o evento será direcionado a agentes comunitários de saúde e profissionais de enfermagem. À tarde, a partir das 14h, o público será constituído por pediatras e coordenadores das unidades de saúde.

“O objetivo deste caderno temático é definir ações que garantam o atendimento da criança visando principalmente a diminuição do índice de mortalidade infantil; incentivo ao aleitamento materno; acompanhamento adequado do crescimento e desenvolvimento; imunização adequada; e acompanhamento adequado para as crianças com patologias de risco”, afirma Maria Fernanda.

A coordenadora destaca a ‘Primeira Semana de Saúde Integral’, estratégia que consiste em uma visita do agente de saúde e do profissional de enfermagem até o domicílio da puérpera, na primeira semana após o parto para avaliar as condições de saúde da mãe e do recém-nascido. Também faz parte da primeira semana, o bebê ser consultado pelo pediatra ou generalista da equipe de saúde da família no máximo até o décimo dia de vida.

“Esta estratégia é fundamental para a diminuição da morbidade e mortalidade materno-infantil”, diz Maria Fernanda. Segundo ela, a primeira semana é um momento especial e de maior vulnerabilidade na vida da mulher e da criança. “O pós-parto é um momento de cuidado estratégico e os serviços de saúde devem se organizar para garantir esta atenção”, afirma.

O caderno inclui ainda os temas Calendário para acompanhamento da criança; assistência de enfermagem à criança; Imunização; Protocolo de aleitamento materno; Programa de triagem neonatal; Sífilis congênita; Criança exposta ao HIV materno; O bebê e suas relações afetivas; Infecções respiratórias agudas; Anemia; Reabilitação Infantil; Centro de Referência e Atenção Integral à Saúde do Adolescente; Centro de Referência em Desenvolvimento Infantil – Fênix; Fluxograma Quebrando o Silêncio; e Gráficos para acompanhamento do crescimento.

O Hotel Vila Rica fica na rua Donato Paschoal, nº 100, Parque Itália.

Volta ao índice de notícias