Campinas lança Caderno que define estratégias para a Saúde da Criança

28/03/2008

Autor: Denize Assis

Mais de 250 pessoas entre agentes comunitários de saúde, profissionais de enfermagem, pediatras, coordenadores das unidades de saúde, diretores da Secretaria de Saúde de Campinas e representantes das Faculdades Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participaram nesta quinta-feira, dia 27 de março, no Hotel Vila Rica, do lançamento do Caderno de Saúde da Criança.

O documento, elaborado sob coordenação da área técnica de Saúde da Criança de Campinas, é o mais importante instrumento relativo ao cuidado integral à saúde da criança lançado pelo município. Além de traçar as diretrizes para a área na rede de atenção básica de Saúde, o Caderno estabelece a ‘Primeira Semana de Atenção Integral ao Recém-Nascido’.

O documento foi elaborado com base na ‘Agenda de Compromisso para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil’, do Ministério da Saúde.

Os objetivos principais são reduzir a mortalidade infantil, que está na casa de um dígito, e estimular o aleitamento materno.

O caderno traz ainda os temas: Calendário para Acompanhamento da Criança; Assistência de enfermagem à criança; Protocolo de aleitamento materno; Programa de triagem neonatal; Sífilis congênita; Criança exposta ao HIV materno; O bebê e suas relações afetivas; Infecções respiratórias agudas; Anemia; Reabilitação Infantil; Centro de Referência e Atenção Integral à Saúde do Adolescente; Centro de Referência em Desenvolvimento Infantil – Fênix; Fluxograma Quebrando o Silêncio; e os novos Gráficos para acompanhamento do crescimento.

Avanço. “Este Caderno representa um grande avanço na atenção integral à Saúde da Criança em Campinas. Ele qualifica, atualiza nossas equipes e aponta também a importância de trabalhar com a mãe. A linguagem é fácil e o conteúdo profundo. Parabenizo a todos que construíram este documento e ressalto que este Caderno aponta que Campinas é uma cidade que trabalha para garantir o cuidado integral às crianças para que elas possam nascer e crescer saudáveis e atingir a vida adulta com qualidade e saúde. Esse é um direito da família e da criança”, disse o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, na abertura do evento de lançamento do Caderno.

A médica pediatra Maria Fernanda Costa Haddad, coordenadora municipal da área técnica da Saúde da Criança e do Adolescente, afirma que o Caderno qualifica a atenção tanto à mãe no pré-natal, parto e puerpério, quanto à criança nas primeiras fases da vida. Segundo ela, todos os temas relativos à saúde da criança são abordados, inclusive a saúde mental e a questão da violência, e traz informações sobre as patologias mais importantes que acometem as crianças.

“A receptividade das equipes ao Caderno foi muito boa. O documento foi construído em conjunto pelas diversas áreas da Secretaria de Saúde envolvidas com a atenção à criança.. Agradeço o apoio de todos. A expectativa é que as equipes possam aproveitar este conteúdo no seu dia a dia na unidade básica”, disse.

Primeira Semana. A coordenadora destaca a ‘Primeira Semana de Saúde Integral’, estratégia que consiste em uma visita do agente de saúde e do profissional de enfermagem até o domicílio da puérpera, na primeira semana após o parto para avaliar as condições de saúde da mãe e do recém-nascido. Também faz parte da primeira semana, o bebê ser consultado pelo pediatra ou generalista da equipe de saúde da família no máximo até o décimo dia de vida.

“Esta estratégia é fundamental para a diminuição da morbidade e mortalidade materno-infantil”, diz Maria Fernanda. Segundo ela, a primeira semana é um momento especial e de maior vulnerabilidade na vida da mulher e da criança. “O pós-parto é um momento de cuidado estratégico e os serviços de saúde devem se organizar para garantir esta atenção”, afirma.