Atividades em série marcam Semana do Dia D Estadual contra a Dengue em Campinas

31/03/2008

Autor: Denize Assis

Números de casos foi reduzido em 97% em 2008, em relação ao mesmo período de 2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, realiza de segunda-feira a sábado, de 31 de março a 5 de abril, em todo o município, uma série de atividades de educação em saúde, informação e mobilização social para marcar a Semana do Dia D Estadual de Mobilização Contra a Dengue. A meta é reduzir ainda mais os casos registrados da doença, o que só pode ser alcançado com o combate permanente ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Com vontade política, rigor técnico e mobilização social, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu reduzir em 97% o número de casos de dengue em Campinas nos primeiros três meses de 2008, em relação ao mesmo período de 2007. Foram 89 casos este ano – os números de março ainda são provisórios. Em 2007, no mesmo período, foram 3,7 mil.

“Mesmo com essa vitória, as ações de controle da doença devem continuar. É necessário termos uma posição obsessiva em relação à dengue, mobilizando todas as esferas de governo, a sociedade e a mídia. Cotidianamente, as pessoas devem, em sua casa, na escola, em seus locais de trabalho e lazer, fazer as ações de prevenção. A semana de mobilização acontece neste sentido e, este ano, traz como ênfase a necessidade de eliminação dos pratos de vasos de planta, principal criadouro em número e relevância na Região Metropolitana de Campinas”, afirma o secretário.

Parceiros. A mobilização da Semana Estadual do Dia D conta com a parceria de todas as Vigilâncias em Saúde Distritais, Centros de Saúde e da Ceasa e tem apoio da Sanasa e da Rádio Educativa. A campanha é composta por apresentações de peças de teatro, atividades de orientação e informação de casa em casa, ações específicas para catadores de recicláveis, arrastões, distribuição de cartazes e folhetos, exposição de estandes, veiculação de vídeo educativo, atividades específicas com pratinhos de vasos e apresentações de kits mostrando as fases do mosquito e outras.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o problema da dengue, estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se reproduz, e a receber os agentes comunitários de saúde. “A idéia é fazer um grande alerta sobre a doença, abordando o tema da maneira mais diversificada possível e, este ano, com enfoque nos vasos de planta”, diz a médica veterinária Andréa von Zuben, coordenadora municipal do Programa de Combate à Dengue da Vigilância em Saúde de Campinas.