Campinas abre inscrições para a 6ª edição da Semana de Fitoterapia

31/03/2008

Autor: Denize Assis

Já estão abertas as inscrições para a VI Semana de Fitoterapia Prof. Walter Radamés Accorsi, que ocorre entre os dias 15 e 18 de abril na Câmara Municipal de Campinas e na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). O evento, que nesta edição tem o tema Compartilhando o valor das plantas medicinais, é direcionado aos profissionais de saúde e também está aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo endereço fitoterapia2008@camaracampinas.sp.gov.br, até dia 14 de abril.

A Semana Municipal de Fitoterapia foi instituída pela lei municipal 11.385, de outubro de 2002, e, desde 2006, passou a se chamar Semana de Fitoterapia Prof. Walter Radamés Accorsi, em homenagem ao pesquisador de plantas medicinais e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP). Walter faleceu em 2006 (leia abaixo).

“O objetivo principal é difundir para equipes de saúde e população em geral a fitoterapia, relatar experiências exitosas na rede pública de saúde e debater outros temas relacionados ao assunto. Este ano, a semana traz novidades, como os mini-cursos, palestrante da Amazônia e a abordagem do controle de qualidade em fitoterapia”, informa o médico ginecologista acupunturista William Hyppólito Ferreira, coordenador municipal da área de saúde integrativa – que engloba homeopatia, fitoterapia, acupuntura, lian gong, tai chi chuan, ginástica postural, meditação e outras.

O programa de fitoterapia na rede pública municipal de Saúde de Campinas foi iniciado em 1990 e, atualmente, conta com a dispensação de medicamentos a toda população por meio da Botica da Família, farmácia municipal de manipulação de fitoterápicos.

A Secretaria Municipal de Saúde tem padronizados na rede 12 medicamentos extraídos de plantas, todos elaborados na Botica da Família, o que possibilita garantir melhor controle de qualidade e fornecimento contínuo dos itens. Na maior parte dos centros de saúde existe atendimento em fitoterapia e a Secretaria de Saúde trabalha com a meta de ampliar o acesso da população a estes medicamentos.

Segundo dados da Secretaria, cerca de 10 mil pessoas se utilizam da fitoterapia como opção terapêutica no SUS Campinas. Para ter acesso à fitoterapia é necessário apenas o interesse do cidadão. O médico também pode sugerir a opção. Quem tiver interesse precisa passar por uma consulta médica com o profissional da sua equipe de saúde da família e manifestar seu interesse. Se houver indicação, o médico prescreve o tratamento.

Realização. A VI Semana de Fitoterapia – Professor Walter Radamés Accorsi é realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Infra-Estrutura/Departamento de Parques e Jardins, em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e com a Câmara Municipal de Campinas.

O evento foi organizado por uma Comissão constituída por representantes de vários parceiros públicos e privados, que empenhou todos os esforços para garantir a qualidade do evento.

A Semana conta com coordenação do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp; Embrapa – Transferência de Tecnologia; Instituto Ideais; Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC); Associação Cornélia Vlieg – Oficina Agrícola; Serviço de Saúde Cândido Ferreira – Oficina Agrícola; Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico; Associação dos Rotarianos de Campinas; Botica da Família; Grupo Saberes à Luz do Sol; e Instituto Ideais;

Maiores informações sobre a Semana de Fitoterapia podem ser obtidas pelos endereços eletrônicos www.cati.sp.gov.br  ou www.campinas.sp.gov.br/saude.

A Saúde Integrativa em Campinas. O Programa Municipal de Saúde Integrativa de Campinas atende a Portaria 971 do Ministério da Saúde que estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

Uma das principais medidas desta Política é a “Proposta para Plantas Medicinais e Fitoterapia”, que tem como objetivo ampliar as opções terapêuticas aos usuários do SUS com garantia de acesso a plantas medicinais, medicamentos fitoterápicos e outros serviços relacionados à fitoterapia, sempre voltada à segurança, eficácia, qualidade e integralidade da atenção à saúde de todos os brasileiros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento utiliza-se de práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde. Deste universo, 85% utiliza plantas ou preparados.

Nesse sentido, a OMS recomenda a difusão mundial dos conhecimentos necessários ao uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. E o Brasil, com sua diversidade genética vegetal estimada em 55 mil espécies catalogadas, possui ampla tradição de uso das plantas medicinais vinculado ao conhecimento tradicional (popular) e transmitido por gerações, além de tecnologia para validar cientificamente este conhecimento.

Walter Accorsi. O Professor Walter Radamés Accorsi, da ESALQ-USP, foi um dos maiores conhecedores de fitoterapia no Brasil, com mais de setenta anos de experiência no estudo de plantas medicinais. Ele prestigiou a iniciativa da implantação da Semana de Fitoterapia de Campinas desde a 1ª edição do evento. Em 2006, no mesmo mês em que estava programada para acontecer a IV Semana de Fitoterapia, o Prof. Accorsi morreu. Ele faleceu aos 93 anos de idade, deixando saudade de sua presença marcante e elucidadora sobre as plantas medicinais.