Mulheres fazem teste de aids em Centro de Saúde

31/03/2008

Autor: Eli Fernandes

Exame para detecção e preservativos para evitar transmissão e reinfecção são oferecidos gratuitamente no Sistema Único de Saúde

Em um só dia, 31 mulheres fizeram o teste de HIV no Centro de Saúde do Jardim Campo Belo, em Campinas. Elas ainda fizeram exames de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como sífilis e hepatites B e C. Na unidade as mulheres também fizeram exame papanicolau, para detecção do câncer de colo do útero. Foi semana passada, quinta-feira, dia 27 de março de 2008. O Centro de Saúde, com apoio do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, também desenvolveu atividades lúdicas e informativas durante o dia todo. Estas ações são relativas ao Plano Municipal de Enfrentamento à Feminização da Aids.

A programação especial de março (mês do Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8) foi encerrada sábado, 29 de março, com uma festa para cerca de 100 pessoas na Praça de Esportes do DIC IV. Na sexta-feira, dia 28, 13 unidades (Centros de Saúde e outros) da região Noroeste de Campinas apresentaram na Fundação Getúlio Vargas, Centro, resultados dos projetos desenvolvidos desde 2006 de forma descentralizada, nas unidades, para prevenção à aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e de incentivo ao diagnóstico precoce destes agravos de saúde.

Para saber mais sobre a prevenção à aids a população deve procurar o Centro de Saúde mais próximo, onde camisinhas são distribuídas gratuitamente. O teste de HIV e outras DSTs também pode ser feito gratuitamente nos Centros de Saúde. O resultado do teste é sigiloso. A coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, destaca que a possibilidade de tratamento à aids não deve favorecer o relaxamento das medidas preventivas.

Pessoas que vivem com HIV/aids podem realizar tratamento através do SUS. O tratamento, no entanto, não impede a transmissão do HIV e nem elimina o vírus do organismo. “O tratamento permite o aumento da sobrevida e da qualidade de vida”, explicou a coordenadora do Centro de Referência de DST/Aids. Segundo ela, a população não deve pensar que os medicamentos para tratamento à aids podem ser usados preventivamente para prevenir a síndrome.

“O uso correto e freqüente da camisinha em todas as relações sexuais é a principal forma de prevenção e a única vacina disponível contra a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis”, disse Cristina. Segundo ela, a cidade notificou cerca de 5 mil casos de aids desde o início da epidemia, nos anos 80. Em 2007, de acordo com balanço parcial com dados de janeiro a outubro, forma registrados 135 casos em maiores de 13 anos, sendo que 81,5% deles foi por transmissão via sexual, sendo 63,6% heterossexuais e 35% homo ou bissexuais.

Campinas possui dois serviços especializados em aconselhamento e teste de HIV. Um deles é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ouro Verde, localizado à avenida Ruy Rodrigues, 3434, próximo ao Terminal Ouro Verde. O telefone do CTA Ouro Verde é (19) 3226 – 7475. Funciona somente às segundas-feiras, das 13h às 17h. Outro serviço especializado é Coas/CTA, localizado junto ao Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, à rua Regente Feijó, 637, Centro, de segunda à sexta, das 8h às 18h. O telefone é (19) 3236 – 3711.

Fique Sabendo: Tudo sobre o teste de aids.

Coas/CTA: (19) 3236 - 3711

Regente Feijó, 637 – Centro – 2ª a 6ª, das 8h às 18h

CTA/Ouro Verde: (19) 3226 - 7475

Ruy Rodrigues, 3434 – Das 13h às 17h, somente às 2ª

Vista-se! Use sempre camisinha.

Sua atitude faz a diferença para resposta à aids.

Uma campanha para jovens de todas as idades.

Mais informações sobre aids à população:

Ministério da Saúde: 0800 61 1997 ou www.aids.gov.br

Programa Estadual de DST/Aids SP: 0800 16 2550

Para saber mais sobre o Centro de Referência do PMDST/Aids de Campinas:

(19) 3234 – 5000, das 7h às 20h.