Parceria entre instituição e secretaria resulta em oficina gratuita

04/03/2009

A parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Saúde e a instituição Ninho das Artes, através do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Prefeitura de Campinas resultou na realização de uma oficina gratuita de Stop Motion.

As inscrições já estão abertas e a população pode se inscrever através do site www.ninhodasartes.blogspot.com . Mesmo sendo gratuita, as vagas são limitadas.

A oficina que será ministrada por Flávia Recabarren em dois períodos de quatro dias, de 5 a 8 e de 12 a 15 de março de 2009, das 18h às 20h, no espaço do Ninho das Artes, que fica na Rua Francisco Teodoro, 867, na Vila Industrial em Campinas.

A atividade faz parte da programação do Ponto de Cultura Ninho das Artes, que tem o apoio Institucional do Ministério da Cultura, através do Programa Cultura Viva, da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas e do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Stop Motion

Trata-se uma modalidade de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, como a massa de modelar. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música.

Vários filmes já foram produzidos com essa técnica, como “A Fuga das Galinhas” e “A Noiva Cadáver”. Atualmente, no Brasil, a produtora Animaking está produzindo o longa “Minhocas”, que utilizará a mesma técnica.