Calor excessivo pede cuidados com a saúde

04/03/2009

Autor: Bruno Sgambato

As altas temperaturas que pairam sobre os campineiros nas últimas semanas vem incomodando muita gente. No início desta semana, os termômetros marcaram temperaturas com picos de até 35°C.

Sem o feriado para se refrescar em uma piscina ou uma praia, o campineiro tem que cuidar da saúde preocupando-se em hidratar o corpo, mas de que forma? Ingerindo muito líquido, de acordo com instruções de profissionais da saúde. É preciso proteger a pele? Sim. Com um produto adequado a cada pessoa.

Segundo a nutricionista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Rosana Nogueira, hidratar o corpo e cuidar da alimentação são armas para se manter saudável nesses dias quentes. "As pessoas devem dar preferência para líquidos como água, água de coco ou suco de frutas e evitar isotônico – que são utilizados geralmente nos casos em que as pessoas se exercitam ou por recomendação médica-, mesmo porque, são produtos químicos", explicou.

No quesito alimentação Rosana também dá as dicas. "O ideal é evitar alimentos gordurosos e atribuir ao cardápio verduras, legumes, peixes e frutas", orientou a nutricionista que ainda faz um alerta para a alimentação das crianças. "Quanto aos líquidos a orientação é a mesma, já, em relação à alimentação é necessário que seja feita sempre em horários regulares", complementou.

Proteção

Quem sai para trabalhar, já nas primeiras horas do dia, percebe a alta temperatura e intui que o dia será bastante quente. Como é difícil se esconder do sol, o protetor solar é um utensílio indispensável no dia a dia.

Segundo a física da Covisa Rosa Virgínia Di Tullio, o sol é perigoso a qualquer hora do dia, porém evitar o horário de pico – das 10 horas às 16 horas é fundamental. "Na verdade, o protetor é algo que deveria ser um hábito diário das pessoas, independente da época do ano", disse a física que chama atenção para o uso constante do produto. "O protetor deve ser passado várias vezes ao dia, principalmente quem vai curtir uma praia ou piscina. Nesses casos, o ideal é passar a cada duas horas", disse.

A exposição prolongada ao sol pode causar danos à pele e aos olhos, devido aos raios ultravioleta (UV) presente na radiação solar. Qualquer pessoa que fique muito tempo exposta ao sol deve usar filtro solar e óculos escuros com proteção UV. Já a respeito do tipo de protetor a ser usado, o mais correto é procurar um dermatologista, pois o fator protetor é diferente para cada tipo de pele. O importante é não sair de casa sem ele.

Volta ao índice de notícias