HMMG recebe equipe de hospitais do Rio de Janeiro

10/03/2009

Autor: Laura Gonçalves

Representantes dos hospitais São João Batista e Munir Rafful, de Volta Redonda (RJ), visitaram na tarde desta segunda-feira, dia 9 de março, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG). A visita teve como objetivo conhecer o modelo de gestão, a classificação de risco da instituição e, também, o Pronto-Socorro.

“Ao longo do tempo, o HMMG criou regras que estabeleceram qualidade no atendimento e assistência de urgência e emergência e mantém esse controle com rigor, por isso estamos aqui. Queremos aprender e trocar experiências” afirmou o diretor Médico do São João Batista, Dr. Júlio Meyer.

O diretor Clínico do HMMG, Almir José Dias Valverde, falou sobre a implantação da classificação de risco e como ela é realizada ao receber o paciente de urgência e emergência. “Nesses casos, o primeiro atendimento é feito pelo emergencista, que tem como retaguarda as especialidades cirúrgicas, como cirurgião do trauma, ortopedista, neurocirurgião, cirurgião vascular, urologista, cirurgião buco-maxilo-facial e cirurgião plástico”, informou.

No Pronto-Socorro (PS) Adulto, a equipe fluminense conheceu a rotina local, acompanhados pelo coordenador do PS, Dr. Roberto Pessoa Mendes, e pela coordenadora de Acolhimento e Recepção, Cássia Dolenc. “O Mário Gatti foi pioneiro na implantação do dispositivo de classificação de risco, que agiliza o atendimento do paciente por nível de gravidade - o que torna o hospital uma referência”, explicou Mendes.

Na sequência, os visitantes conheceram o modelo de gestão do HMMG, que foi apresentado pela assistente de diretoria Maria Olívia Bianco. “O Mário Gatti é uma referencia para diversos hospitais e a troca de informações é enriquecedora”, ressaltou o diretor Médico do Hospital Municipal Munir Rafful, Jorge Manes.