Brinquedoteca do PS Infantil completa um ano com muito sucesso

13/03/2009

Autor: Laura Gonçalves

Bonecas, carrinhos, livros e jogos animam as crianças que passam pelo Pronto-Socorro Infantil (PSI) do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Em funcionamento há um ano, a brinquedoteca surgiu para levar alegria a quem passa pelo local e o serviço vem ajudando na recuperação da meninada.

A brinquedoteca funciona de modo diferenciado e o projeto pioneiro foi desenvolvido pelas pedagogas Sheila Gonçalves Serrano, Maristela Martin e Suzana de Oliveira Marcondes. “Nós levamos o brinquedo até a criança e perguntamos se ela quer brincar. Essa integração é muito importante e vem trazendo bons resultados”, explica Sheila.

Segundo Maristela, o ato de brincar faz parte do universo da criança e isso é fundamental numa hora mais difícil. “Neste um ano podemos perceber o quanto nosso trabalho evoluiu e quem mais ganhou com isso foi a criançada. Mas os pais e toda a equipe do hospital também puderam ver os bons resultados que estamos conseguindo”, relata a pedagoga.

Dentro da brinquedoteca também são realizadas várias atividades, como a pintura e exercícios de raciocínio. “Trabalhar com o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional é muito importante”, garante Sheila. “Nós olhamos o paciente de uma forma diferente. O médico faz o diagnóstico da doença e vê como tratá-la, já nós temos um olhar diferenciado, que possibilita um tratamento alternativo”, conclui.

As pedagogas afirmam que o entrosamento entre a equipe é muito grande e só traz benefícios. “Os médicos acreditam no nosso trabalho, a equipe de enfermagem está sempre nos orientando com relação às doenças e, até mesmo, os pais são nossos parceiros. Tudo isso ajuda na melhora das crianças”, diz Maristela.

Qualquer criança que venha a precisar dos recursos do pronto-socorro tem acesso à brinquedoteca e a criança brinca se quiser. Mas, existem regras para o uso dos objetos. As pedagogas são responsáveis por distribuir e recolher os brinquedos; eles não devem ser emprestados para o colega da cama ao lado; após o uso, cada objeto é limpo para evitar contaminação; os brinquedos pertencem ao hospital, portanto não podem ser levados embora.

Brinquedos

A Prefeitura de Campinas entregou ao hospital os brinquedos, jogos e livros utilizados com as crianças. Porém, doações também são aceitas e podem ser feitas no próprio PSI do Mário Gatti. “Nossos brinquedos acabam rapidamente devido ao processo de higienização que passam. Por isso, aceitamos doações”, afirmam as pedagogas. Porém é bom lembrar que brinquedos devem ser de plástico, material que é fácil de ser higienizado.