Seminário debate desafios do trabalho no SUS

17/03/2009

Autor: Claudia Xavier

A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima quarta-feira, dia 18 de março, a segunda etapa do seminário "Trabalho Médico no SUS Campinas – Desafios para a fixação". O evento acontece a partir das 8h30, o auditório da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), na Avenida Brasil, 2340, Jardim Chapadão.

O seminário tem por objetivo levantar propostas que subsidiem ações de gestão da Secretaria Municipal de Saúde em todos os níveis no sentido de fixar o profissional médico no atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira etapa do seminário aconteceu em outubro de 2008, onde cerca de 200 pessoas, representantes das coordenadorias de serviços, equipes distritais, entidades como sindicatos e associações de médicos, instituições de ensino e outros, divididos em equipes, debateram o tema e apresentaram suas posições.

Grupos

Os grupos foram divididos pelos temas Gestão e Modelo Assistencial, Ingresso do Médico na Rede, Relação com o Gestor do Serviço, Relação com a Equipe, Processo de Trabalho, Categoria Médica e Formação, e Relações com os Usuários.

Agora, nesta segunda etapa, os participantes levarão para o encontro o resultado das discussões sobre o mesmo tema com as equipes locais de trabalho. Do segundo seminário deve resultar um documento em que as propostas dos setores serão elencadas.

"É uma ferramenta de que disporá a Secretaria Municipal de Saúde para a elaboração de políticas que possam minimizar o problema referente à dificuldade de fixação do médico nas unidades de atendimento", disse Alóide Ladeia Guimarães, coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores na Saúde.

"A dificuldade para fixação do médico é um problema nacional, não está localizado apenas em Campinas. Oferecemos um salário compatível com o mercado mas, a facilidade de locomoção para as cidades vizinhas, típica de uma região metropolitana, muitas vezes, acaba sendo um dos fatores que tira profissionais do município", afirmou a diretora do Departamento de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação em Saúde, Silvia Carmona.