Seminário discute fixação de profissionais médicos no SUS

18/03/2009

Autor: Claudia Xavier

Aproximadamente 200 pessoas entre médicos, representantes dos usuários, gestores e entidades ligadas aos serviços prestados na rede pública de Saúde estão reunidas nesta quarta-feira, 18 de março, no auditório da Cati ((Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), participando da segunda etapa do seminário "Trabalho Médico no SUS Campinas – Desafios para a fixação", promovido pela Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

O seminário tem por objetivo reunir propostas que subsidiem ações de gestão da Secretaria Municipal de Saúde em todos os níveis, no sentido de fixar o profissional médico no atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira etapa do seminário ocorreu em outubro de 2008, em que cerca de 200 pessoas representantes das coordenadorias de serviços, equipes distritais, entidades como sindicatos e associações de médicos, instituições de ensino e outros, divididos em equipes, debateram o tema e apresentaram suas posições.

Documento

Os grupos foram divididos de acordo com os temas Gestão e Modelo Assistencial; Ingresso do Médico na Rede; Relação com o Gestor do Serviço; Relação com a Equipe; Processo de Trabalho; Categoria Médica e Formação, e Relações com os Usuários.

Nesta segunda etapa, os participantes levaram ao encontro o resultado das discussões sobre o mesmo tema com as equipes locais de trabalho. Deste segundo seminário deve resultar um documento em que as propostas dos setores serão elencadas.

"No período da manhã, a discussão sobre o problema da dificuldade de fixação dos médicos nos postos do SUS foi realizada de forma mais genérica. Á tarde a discussão se prendeu aos casos mais pontuais do tema. De um modo geral, o seminário está sendo bastante proveitoso para todos os participantes", disse o diretor do Departamento de Saúde, Pedro Humberto Scaraviello .