Acolhimento e Classificação de Risco agilizam atendimento no HMMG

18/03/2009

Autor: Laura Gonçalves

Quem procura atendimento no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) nem imagina que, antes mesmo de passar por um médico, já está sendo avaliado.

O Acolhimento e a Classificação de Risco – um dispositivo do Programa Nacional de Humanização – agiliza o atendimento do paciente por nível de gravidade.O HMMG foi pioneiro na implantação da Classificação de Risco, que funciona no hospital desde 2001. “Quando a pessoa chega ao Pronto-Socorro Adulto (PSA) do HMMG vai direto para o balcão de Acolhimento e Informação. Quando a queixa feita pelo paciente é identificada, segue para a Classificação de Risco que é analisada pelo enfermeiro”, explica Cássia Dolenc, gerente de Acolhimento e Recepção.“A Classificação de Risco é realizada com base em protocolos institucionais que definem critérios de prioridades, considerando a gravidade de cada caso”, define a enfermeira Luciana Donato, referência técnica em Enfermagem.Nos casos de urgência, o atendimento é prontamente priorizado.

Fraturas, luxações e entorses são casos encaminhados diretamente à ortopedia e os demais vão para a clínica médica. O processo utilizado é por nível de agravo e a classificação é realizada por cores.Classificação por cores A Classificação de Risco tem como objetivo avaliar o paciente logo na sua chegada ao PSA, reduzir o tempo para o atendimento médico e determinar a área de atendimento para que o doente seja encaminhado diretamente à especialidade que necessita.Quando o paciente chega ao hospital, sem necessidade de atendimento de urgência/emergência, passa em consulta no PSA – na Sala Azul, que atende casos classificados de baixa complexidade.Já a Sala Amarela, que possui equipamentos de última geração, recebe doentes que necessitam ser atendidos o mais rápido possível e funciona como uma UTI do Pronto-Socorro.

Esta ala possui 11 leitos e é destinada a pacientes críticos.Os casos graves de urgência/emergência, que necessitam de atendimento médico imediato – grau de complexidade máximo – chegam diretamente na Sala Vermelha. “De lá, o paciente pode seguir para o Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para a ala Amarela ou, até mesmo, ter alta”, diz Cássia.Ainda há a Sala Verde que atende paciente em estado estável vindos das áreas Amarela, Vermelha e, eventualmente, da Azul. “Também pode receber doentes que aguardam vagas nas unidades de internação e, dependendo do grau de complexidade do paciente, pode receber alta”, resume a gerente.De acordo com Cássia, o sistema de Acolhimento e Classificação é um serviço essencial para a recepção do PSA. “Antes, as pessoas eram atendidas por ordem de chegada e hoje há um protocolo a ser seguido.

A mudança foi muito grande no Pronto-Socorro e os enfermeiros são peças chaves neste processo. Com toda a mudança, quem sai ganhando é o paciente SUS”, finaliza.O serviço de Acolhimento é realizado em todos os setores do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, e não somente no PSA. Conforme Cássia, o serviço também acontece na oncologia, Pronto-Socorro Infantil (PSI), ambulatórios e outros setores.