Mário Gatti ganha novo software de prescrição

23/03/2009

Autor: Laura Gonçalves

A Coordenadoria de Informática, Gestão e Ações Coletivas do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) começou a implantar nesta segunda-feira, dia 23 de março, o software de prescrição, que possui também interface com farmácia e almoxarifado. Com a nova ferramenta, médicos e residentes podem realizar a prescrição do medicamento on-line.

De acordo com o coordenador de Informática, Gestão e Ações Coletivas, João Claudenir Antunes, há seis anos os médicos do hospital fazem a prescrição on line. "Estamos fazendo um upgrade do software, que passa a oferecer mais informações. Esta prescrição auxilia médicos, farmácia e nutrição, pois já vem com um mapa de dietas e de medicamentos e, ainda, facilita a utilização da dose unitária, que evita o desperdício", explicou.

O novo sistema traz uma série de benefícios. "A ferramenta avisa o médico sobre a interação do medicamento, sobre a sub e a superdosagem, dispõe de bulário on-line, faz o bloqueio de medicamentos e muito mais. Ou seja, tudo que médico fazia à mão pode ser feito eletronicamente e isso ajuda tanto na agilidade do procedimento quanto na elaboração de um banco de dados para futuras consultas, estatísticas e elaboração de trabalhos científicos", afirma Antunes.

Os remédios ainda podem ser prescritos por apenas um dia ou por um período. Outra novidade é que passou a ser obrigatório conter no documento o nome do residente e do preceptor responsável pela prescrição. Para a residente Camile Scudelari, o novo software é bem mais complexo. "Ainda estou aprendendo e acho que com o tempo vai ficar bem mais fácil", falou. Para o médico Roberto Salvador Martins, da UTI pediátrica, o novo sistema está muito mais prático. "Vai facilitar bastante o trabalho do dia-a-dia. Achei muito mais simples do que o que estávamos utilizando", resumiu. Para a coordenadora da Enfermaria de Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica, Dra. Silvia Benvenuti, o novo programa é mais completo. "Ele permite que os médicos tirem dúvidas com relação à medicação, oferece opções de dosagens e ainda dispõe à equipe de informações sobre o paciente", afirmou.

O novo software começou a ser usado pela Pediatria do Mário Gatti, mas todos os residentes e equipes do hospital serão treinados. "Nosso objetivo é treinar todos os residentes (R1 e R2) e os coordenadores e gerentes dentro de 45 dias", garantiu Antunes.