Barão Geraldo recebe mutirão contra a dengue

25/03/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Unicamp, promove neste sábado, dia 28 de março, uma ação de combate à dengue na Cidade Universitária I, no distrito de Barão Geraldo.

Das 8h às 12 horas, cerca de 140 profissionais atuarão na área promovendo o mutirão "Barão Geraldo Unido Contra a Dengue. A equipe estará identificada com camiseta e crachá e pretende visitar aproximadamente 2,1 mil residências.

De acordo com o biólogo da Visa Norte, Ovando Provatti, biólogo da Visa Norte, o bairro detém um nível preocupante de transmissão da doença, já que o número de casas fechadas é bastante significativo. "Devido ao grande número de estudantes e de pessoas que trabalham fora, muitas casas do bairro acabam ficando fechadas (cerca de 65%) ao longo da semana, impossibilitando o nosso trabalho", explicou o biólogo. Provatti ressalta ainda, que mesmo nas casas onde há empregadas é difícil a entrada dos técnicos. "Na maioria das vezes, essa profissional recebe orientações dos patrões para que não deixem ninguém entrar", completou.

Outro fator de transmissão é a grande circulação de pessoas no bairro, entre elas os universitários, que vêm de diversas cidades e podem estar contaminados, o que aumenta o índice de casos importados.

"O bairro sofre com o grande número de mosquitos e criadouros, além disso, existe um agravante que é o fato de que as pessoas contaminadas utilizam a rede particular para se tratar, dificultando um controle nosso sobre dados mais precisos da doença", disse Provatti.

Criadouros

Em Barão Geraldo, o biólogo destaca como os grandes vilões da dengue os pratos de vasos de plantas, piscinas, bromélias e materiais que não servem mais para o uso.

"Os pratos de plantas devem ser comprados do tamanho do vaso. No caso das piscinas, a água deve ser clorada e as paredes limpas uma vez por semana. Já as bromélias devem ser regadas com jatos fortes de água para trocar a água que fica parada em suas folhas. Latinhas e garrafas são os principais materiais inservíveis encontrados nos quintais das residências, todo esse material devem ser recolhido em locais em que não acumulem água", explicou.

Segundo o biólogo, recentemente, larvas do mosquito foram encontradas em ralos. "O mais correto a se fazer é tampar esses ralos e ainda adicionar cloro na água que fica parada", afirmou.

Orientações

Durante o mutirão, os munícipes receberão informações sobre o resultado de uma pesquisa realizada no bairro, onde se identificou elevada infestação do mosquito transmissor da dengue no bairro. Além disso, haverá a distribuição de filipetas com orientações preventivas; eliminação de criadouros do mosquito; pesquisa larvária; telamento de caixa d’água e busca ativa de casos suspeitos de dengue. Haverá também duas barracas educativas, onde estarão expostos exemplares das diversas fases de vida do mosquito Aedes aegypti.

É fundamental a participação da comunidade da Cidade Universitária permitindo o acesso dos agentes às suas residências e inviabilizando os criadouros que, com freqüência, são encontrados com larvas do mosquito.

Para o secretário de saúde, João Francisco Kerr Saraiva, essa ação é fundamental para reduzir os casos de dengue no município. "A dengue é uma questão de amplo aspecto e é preciso ter um combate mais efetivo, só assim podemos acabar com o mosquito e reduzir os casos de dengue no município", disse.

Volta ao índice de notícias