Dengue: Campo Belo recebe ação educativa

26/03/2009

Autor: Cláudia Xavier

É de uma forma diferente, por meio de maquetes, que a população do Campo Belo irá se informar nesta quinta-feira, 26 de março, sobre os cuidados a serem tomados para prevenir casos de dengue. O material é uma das ferramentas de que disporá o Centro de Saúde local para realizar, em parceria com a ONG Núcleo de Comunicação Social DST/Aids (NESC), o dia "Prevenção não é opção, é solução". As atividades têm início às 8h no próprio CS.

Segundo a supervisora de Controle Ambiental da Visa (Vigilância em Saúde) Sul, Luciene Aparecida Vieira, por ser uma região em que muitas pessoas armazenam água em tambores e caixas d’água, o trabalho de conscientização tem de ser diário. Outra característica local é a concentração de grande número de pessoas que trabalha com material para reciclagem que, se não armazenado corretamente, também se transforma em criadouro para o Aedes aegypti.

"Nossas equipes visitam as casas e orientam a população diariamente, mas pelas maquetes de casinhas poderemos mostrar de forma lúdica o que é certo e o que é errado na hora de acabar com o mosquito da dengue", disse Luciene.

Para reforçar a mensagem, a população poderá ver também como são os mosquitos em sua forma adulta, as larvas e os ovos colocados por eles.

Prevenção

Além da questão da dengue, as pessoas que forem até o CS Campo Belo poderão participar de oficinas de beleza (manicure e pedicure), de orientações sobre saúde bucal (com distribuição de escova e creme dental), saúde da mulher, de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (realização de exames para detecção de Aids, sífilis, HPV), aferição da pressão arterial e teste para diabetes.

Haverá também um estande em que os participantes poderão aprender a confeccionar carrinhos de brinquedo a partir de garrafas pet.

Volta ao índice de notícias