Saúde capacita soldados do Exército para missão de paz

26/03/2009

Autor: Bruno Sgambato

Uma parceria estabelecida entre a 11ª Brigada de Infantaria Leve do Exército Brasileiro e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Urgência/Emergência, realizou nestas segunda e terça-feira, dias 23 e 24 de março, um treinamento em atendimento pré-hospitalar tático para a equipe de saúde que integrará o grupo de Missão de Paz Haiti.

O treinamento, denominado estágio de capacitação, realizado 28° Batalhão Logístico Leve (Belog) foi aplicado em 13 soldados de saúde. Segundo Marilene Wagner, membro da Comisssão de Urgência/Emergência da SMS, a capacitação foi feita por meio de exercícios teóricos e práticos de atendimento pré-hospitalar em condições diversas.

"O treinamento com esses soldados é de extrema importância , pois o Haiti precisa de apoio e assistência nas vias públicas para os feridos de guerilha, mulheres em trabalho de parto, ou seja, em situações constantes do atual momento enfrentado", explicou. Marilene revela que uma segunda parte do treinamento com o mesmo grupo, envolvendo um simulado ainda será realizada.

MINUSTAH

A Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti ou MINUSTAH (sigla em francês) é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 30 de abril de 2004, por meio da resolução 1542, para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.

Liderada pelo Brasil desde o início, a missão militar tem por objetivo levar segurança ao país centro-americano durante o governo transitório, mantendo a ordem e dando apoio aos funcionários da ONU na reconstrução das organizações do Haiti, por meio da pacificação e desarmamento de grupos.