Inscrições no concurso para médicos terminam na terça

30/03/2009

Autor: Cláudia Xavier

Os profissionais médicos interessados em participar do concurso público promovidopela Prefeitura de Campinas têm até a próxima terça-feira, dia 31 de março, para efetuarem suas inscrições.

O concurso oferece 295 vagas distribuídas entre as áreas de clínica geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, psiquiatria e medicina da família. As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço www.caipimes.com.br, e a taxa de R$ 80,00, pode ser paga em qualquer agência bancária.

Segundo a diretora do Departamento de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação em Saúde, Silvia Carmona, os salários oferecidos pela Prefeitura de Campinas, de R$ 6.080,08 por 36 horas semanais trabalhadas, e de R$ 4.027,47 por 24 horas, figuram entre os maiores de toda a região.

“Pesquisamos os valores pagos pelos municípios vizinhos e descobrimos que a nossa remuneração é realmente competitiva em relação ao mercado. Além disso, pagamos adicional para o médico lotado no atendimento emergencial, e também o prêmio produtividade”, disse Silvia.

Produtividade

O adicional de atendimento emergencial no plantão de 12 horas em dias normais de trabalho equivale a R$ 113,78. Já o plantão de 12h em finais de semana, dias ou véspera de Carnaval, Natal e Ano Novo é de R$ 341,35.

A Secretaria de Saúde oferece também à categoria médica o prêmio por produtividade chamado de ICV-V (Índice de Condições de Vida – Vulnerabilidade) que, de acordo com a realidade social da área onde o profissional for trabalhar, pode acrescentar de R$ 999,94 até R$ 2.800,00 ao salário da jornada de 36 horas; e de R$ 666,62 à R$ 1.538,93 à jornada de 24 horas semanais.

O ICV-V foi criado com o objetivo de fixar o profissional nos centros de saúde e evitar a desassistência. O índice é baseado em quatro variáveis que refletem a dimensão social da população abrangida, que são : escolaridade, renda, taxa de crescimento, proporção de pessoas em aglomerados subnormais e SUS dependência.

O edital com todas as informações sobre o concurso pode ser consultado na versão on-line do Diário Oficial do Município publicado no dia 4 de março. A prova objetiva e a avaliação psicológica estão previstas para o dia 26 de abril.

Requisitos

Os candidatos que quiserem participar devem cumprir os requisitos exigidos no edital, entre eles, possuir registro no Conselho Regional de Medicina, ter cumprido as obrigações eleitorais, não possuir antecedentes criminais e atender à escolaridade e aos pré-requisitos associados à especialidade.

Segundo secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a contratação dos médicos é essencial para fortalecer a Saúde em Campinas e suprir as vagas em aberto. "O concurso é fundamental para a cidade, pois elevará as condições de Saúde, oferecendo mais qualidade no atendimento e preenchendo as necessidades dos usuários", disse.

O secretário aponta ainda a qualidade na estrutura de trabalho oferecida para os novos contratados. "Estamos oferecendo a oportunidade de escolha para os candidatos às vagas, disponibilizando duas jornadas de trabalho - 24 e 36 horas – além da excelente remuneração, ou seja, ótimas condições de trabalho para os futuros contratados", explicou.

Maria Adélia Poli trabalha há um ano na rede municipal de Saúde como médica da família e comunidade, e se diz satisfeita com o trabalho que realiza. Formada em Medicina em 2005 e atuando no Centro de Saúde 31 de Março, ela diz ser gratificante trabalhar na rede pública porque os pacientes reconhecem o valor do

médico e manifestam sua satisfação.

“Aqui temos bastante trabalho, é verdade. Mas não há nada mais gratificante do que o retorno de um paciente que reconhece o seu valor, que lhe presenteia com pão feito em casa como forma de agradecimento”, conta Maria Adélia.

A médica diz estar satisfeita também com o aprendizado profissional, uma vez que trabalha com uma grande variedade de patologias. “Vivo pesquisando, aprendendo, discutindo os casos com a coordenação. É, realmente, muito bom”, disse.

Serviço:

Concurso Público para Médicos

Vagas: 295

Informações: pelo Serviço 156 da Prefeitura ou no Diário Oficial publicado no dia 4

de março, e que pode ser consultado neste portal, no link Diário Oficial, ou no site

www.caipimes.com.br

Inscrições: até 31 de março