Abertas inscrições para Semana de Fitoterapia

30/03/2009

Autor: Bruno Sgambato

Já estão abertas as inscrições para a VII Semana de Fitoterapia Professor Walter Radamés Accorsi, que ocorre entre os dias 14 e 17 de abril no Auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em Campinas, a partir das 8h30.

O evento, que nesta edição tem o tema Saberes à Luz do Sol - Compartilhando o valor das plantas medicinais, é direcionado aos profissionais de saúde e também está aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de abril, pelo site www.campinas.sp.gov.br/saude acessando o link da VII Semana da Fitoterapia.

A Semana foi instituída pela Lei Municipal 11.385, de outubro de 2002, e, desde 2006, passou a se chamar Semana de Fitoterapia Professor Walter Radamés Accorsi, em homenagem ao pesquisador de plantas medicinais e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), morto em 2006.

"O objetivo principal é difundir para equipes de saúde e população em geral a fitoterapia, relatar experiências exitosas na rede pública de saúde e debater outros temas relacionados ao assunto. Este ano, a semana traz novidades, como os mini-cursos, palestrante da Amazônia e a abordagem do controle de qualidade em fitoterapia", informa o médico ginecologista acupunturista William Hyppólito Ferreira, coordenador municipal da área de saúde integrativa – que engloba homeopatia, fitoterapia, acupuntura, lian gong, tai chi chuan, ginástica postural, meditação e outras.

O programa de fitoterapia na rede pública Saúde de Campinas foi iniciado em 1990 e, atualmente, conta com a distribuição de medicamentos a toda população por meio da Botica da Família, farmácia municipal de manipulação de fitoterápicos.

Na maior parte dos centros de saúde existe atendimento em fitoterapia e a Secretaria de Saúde trabalha com a meta de ampliar o acesso da população a estes medicamentos.

Para ter acesso à fitoterapia é necessário apenas o interesse do cidadão. O médico também pode sugerir a opção. Quem tiver interesse precisa passar por uma consulta médica com o profissional da sua equipe de saúde da família e manifestar seu interesse. Se houver indicação, o médico prescreve o tratamento.

Realização

A VI Semana de Fitoterapia – Professor Walter Radamés Accorsi é realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Infraestrutura/Departamento de Parques e Jardins, em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e com a Câmara Municipal de Campinas.

O evento foi organizado por uma Comissão constituída por representantes de vários parceiros públicos e privados.

A Semana conta com coordenação do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp; Embrapa – Transferência de Tecnologia; Instituto Ideais; Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC); Associação Cornélia Vlieg – Oficina Agrícola; Serviço de Saúde Cândido Ferreira – Oficina Agrícola; Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico; Associação dos Rotarianos de Campinas; Botica da Família; Grupo Saberes à Luz do Sol; e Instituto Ideais;

Serviço:

Auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)

Avenida Brasil , 2340 – Jardim Chapadão